Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seleção brasileira enfrenta a Itália na semifinal do Mundial de Vôlei

9 Out 2010 - 10h05Por R7

Se para o técnico Bernardinho não há favoritos na semifinal de Brasil e Itália pelo Mundial de Vôlei, neste sábado (9), a partir das 16h (horário de Brasília), a grande diferença no ginásio Palalottomatica de Roma será a torcida. Quem ganhar faz a final no domingo (10), contra o vencedor de Sérvia e Cuba, que têm jogo marcado para as 12h.

 

O treinador brasileiro está bem consciente disso, pelo que falou ao jornal Corriere dello Sport.

- Sabemos da dificuldade que teremos. A torcida do público em Roma será quentíssima e haverá muita pressão, como é normal em jogos como este.

O central Rodrigão, destaque da seleção brasileira neste Mundial pela eficiência do bloqueio, lembra que “toda a festa foi feita para eles e a gente está aqui para tentar estragá-la”.

Lucas, também central, diz que a seleção brasileira precisa entrar “com ânimo redobrado, multiplicado por mil”.

- Vão ser todos contra nós. Cada ataque nosso vai ser com muita raiva.

Mas o objetivo tem de ser outro bem outro. Em vez de raiva, frieza. Foco, como explica o levantador Bruninho.

Para ele, enfrentar a torcida e uma seleção experiente como a da Itália exigirá dos brasileiros “focar toda nossa energia para dentro de quadra”.

Em um jogo de altíssimo nível técnico como esse, é necessário muita concentração e saque eficiente para atrapalhar a armação do ataque adversário. Assim se facilita o próprio bloqueio e a finalização de pontos.

Vermiglio e Bruninho

A esperança de Bernardinho é desestabilizar a chance dos italianos variarem o ataque, porque têm “ótima defesa e ótimo bloqueio”.

Ele também falou ao jornal italiano do levantador adversário – o veterano Vermiglio.

- Sempre lúcido e o verdadeiro maestro do time. Se haverá equilíbrio com Bruno [levantador títular do Brasil]? Vamos lembrar que Valerio Vermiglio já tem dez anos de jogo no alto nível e venceu praticamente tudo, enquanto o Bruno ainda está começando.

Para Bernardinho, 2004 foi um ano de crescimento do vôlei brasileiro (campeão olímpico em Atenas). A seleção brasileira já tinha sido campeã mundial no Mundial-2002 e seria novamente em 2006 – busca, agora, o tri mundial, que a Itália já conquistou nos anos 92: 1990-94-98, com sua chamada “Geração dos Fenômenos”.

"Melhores do mundo" sob pressão

É o que também lembra Andrea Anastasi, o técnico italiano e ex-jogador de sua seleção, como Bernardinho, ao mesmo jornal Corriere dello Sport.

- O cenário dos últimos 20 anos do vôlei mundial estão divididos igualmente: nos anos 90, com o domínio da “Geração dos Feômenos” da Itália, ganhando tudo, exceto o título olímpico. De 2000 em diante, o ciclo é do Brasil, do jogo bonito. Nossa semifinal deste sábado tem tudo para ser uma partida épica.

A partida será dificílima, no entender de Anastasi, contra “os melhores do mundo”, que têm dominado a última década, “mas sem clima de revanche, que isso não existe no nosso esporte”.

Ele se diz tranquilo e espera apenas que seu time tenha um bom rendimento e consistência, principalmente na defesa-bloqueio, para conter o ataque dos brasileiros.

- Serão eles que jogarão sob a maior pressão.

Jogador do século: destaques e decepções

Quem também falou sobre a semifinais foi Lorenzo Bernardi, ele mesmo jogador da “Geração dos Fenômenos” e que trabalha como comentarista no Mundial da itália.

Para ele, as “surpresas” foram Itália e Cuba chegando às semifinais, o que não conseguiam há um tempo, “dando espetáculo , mostrando determinação e um belo vôlei”.

Lolo, escolhido “jogador do século 20” ao lado do norte-americano Karch Kiraly pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei), voltou ao assunto da escolha de resultados para se beneficiar do regulamento, ao apontar suas decepções no torneio.

- Rússia e Brasil, pela maneira como se comportaram fora do esporte, deixando de lado o jogo, pensando só no próprio interesse. E os russos perderam a chance de medalha, como também a Bulgária.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho