Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 30 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seis regiões da Bolívia anunciam paralisação de 24h contra Evo

25 Ago 2007 - 10h36
 

Seis departamentos bolivianos, liderados por organizações cívico-empresariais de oposição, intensificaram a pressão contra o presidente Evo Morales, culpando-o pelos conflitos no Congresso e na Assembléia Constituinte e colocando-o numa das piores crises de seus 19 meses de governo.

Os comitês cívicos de Santa Cruz, Tarija e Chuquisaca anunciaram, em reuniões distintas, uma greve de 24 horas para a próxima terça-feira para protestar contra a atuação do governo em questões como a da Assembléia Constituinte e no caso dos magistrados suspensos do TC (Tribunal Constitucional).

Os líderes civis de Beni definirão nesta sexta se também vão convocar uma greve e os de Cochabamba ainda avaliam quais medidas irão tomar. Apenas as organizações civis de La Paz, Oruro e Potosí, redutos políticos do presidente, se mantêm distantes das mobilizações de seus pares.

Os líderes civis querem que Sucre volte a ser sede dos poderes Executivo e Legislativo, cedidas a La Paz na guerra civil do século XIX. Além disso, rejeitam o julgamento de responsabilidades aprovado pelo governante MAS (Movimento ao Socialismo) na Câmara dos Deputados contra os quatro magistrados do Tribunal Constitucional, acusados de prevaricação por Evo Morales.

O poderoso Comitê de Santa Cruz anunciou ainda que apresentará uma denúncia formal à OEA (Organização dos Estados Americanos) e às Nações Unidas "pelas violações do Movimento ao Socialismo à Carta Democrática Interamericana". O governo de Morales, abalado pela forte pressão regional, acusa os comitê cívicos de usarem a reivindicação de Sucre para gerar conflito de ordem política.

Sucre é o principal foco do conflito, onde mais de 300 pessoas fazem greve pedindo que a cidade volte a ser sede do governo. Porém, o presidente Morales é contra esta idéia. A direção do fórum deliberativo suspendeu seus trabalhos por tempo indeterminado, por medo de os delegados das regiões serem agredidos nas ruas, segundo a presidente da casa e diretora do governista MAS, Silvia Lazarte.

O defensor do Povo, Waldo Albarracín, está em Sucre para mediar as conversas entre os líderes civis e as autoridades da Assembléia Constituinte, que em um ano de trabalho não aprovou nem um artigo sequer da nova Carta Magna por divergências ideológicas internas.

No Congresso, o clima ainda é tenso porque membros da oposição e do governo não conseguem entrar no acordo, desde a decisão do MAS -majoritário na Câmara dos Deputados- de julgar quatro magistrados do Tribunal Constitucional. A abertura do processo provocou uma briga -de socos e pontapés- entre legisladores do governo e da oposição no Congresso, quarta-feira, e desde então as atividades estão paradas na casa.

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Mais Lidas

Danielli foi vítima de um acidente de trânsito / Redes SociaisDESPEDIDA
DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'
FOTOS: ASSESSORIA DA PREFEITURAJATEÍ - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
JATEÍ abre mais uma Festa da Fogueira que termina no domingo, veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FOTO: ASSESSORIA PREFEITURA DE JATEÍJATEÍ - FESTA DA FOGUEIRA
Mudou o dia: Maior fogueira do Brasil será acesa neste domingo em Jateí
FATIMASSULENSE JOÃO PAULO NUNES EM BRASÍLIAFATIMASSULENSE EM DESTAQUE
De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política
FOTO: JARDIM MS NEWSTRAGÉDIA FAMILIAR
TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai