Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seis passos para ir bem na prova do Enem

3 Ago 2006 - 15h43
Está chegando a hora. No dia 27 de agosto, milhares de estudantes brasileiros participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma boa qualificação pode ajudar na hora de conseguir bolsas do ProUni ou vagas em universidades públicas.

Nestas últimas semanas de preparação, é bom ficar atento aos atalhos que podem fazer a diferença na hora da prova. Uma dica fundamental é ler e estar atualizado sobre os fatos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Mais do que isso, entender esses fenômenos e ser capaz de desenvolver um raciocínio sobre eles.

Professores alertam que, apesar de ser uma prova simples, o Enem não é uma prova fácil. Antes de medir a quantidade de conhecimento, o exame mede desenvoltura diante do que já se aprendeu.

"A prova do ENEM não é necessariamente uma prova fácil, muito menos uma prova de garimpagem das respostas nos próprios problemas. Da maneira como é estruturada, valoriza o aluno ao dar espaço para que ele mostre como utiliza o conhecimento que já domina", explica o professor de física Venerando Santiago de Oliveira, do Cursinho da Poli, que oferece um preparatório para a prova.

O Enem aplica um exame interdisciplinar. O professor de português Osmar Junqueira Lima explica. "O aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo. É saber que a matemática está ligada com a história, a biologia com a química, e assim por diante".

Isso significa dizer que, no mundo, tudo está interligado. O Enem, ao propor questões em que podem aparecer vários assuntos, exige que o estudante saiba disso.

Para se dar bem na prova, fique atento a alguns passos para este último mês de preparação.

Fique ligado nas cinco competências
"As cinco competências listadas pelo ENEM refletem a necessidade de se aprimorar a leitura e a compreensão das questões e das situações-problemas apresentadas. Elas são também, caminho para um aprendizado maior", afirma o professor Venerando Santiago de Oliveira.

Leia bastante
O primeiro passo para compreender o mundo é saber o que está acontecendo nele. A leitura é, certamente, o melhor meio para se manter atualizado. "A leitura promove a capacidade de compreender bem a proposta e o contexto de cada questão", reforça Oliveira.

Tenha tranqüilidade
Não dá pra estudar previamente para o Enem. Todo o conhecimento a ser aplicado na prova vem de um processo. Portanto, tenha tranqüilidade na hora de reconhecer as questões. "O estudante deve interpretar corretamente a pergunta, e não saber classificá-la dentro de uma disciplina", explica o professor.

Reforce sua capacidade de interpretação
A capacidade de interpretação é uma ferramenta de extrema importância para resolver as questões. Treine a sua lendo textos, avaliando gráficos, tabelas e desenhos. "O Enem trabalha com diversas linguagens. Familiarize-se com elas, reforce o que você já sabe", orienta Oliveira.

Conheça da língua portuguesa
Um dos pilares da prova do Enem é um conhecimento razoável da língua portuguesa. Portanto, leia e escreva bastante. Assim você desenvolverá suas habilidades e se sentirá mais seguro na hora de resolver as questões. Não esqueça de usar a norma culta.

Use o raciocínio lógico
Outro pilar do Enem é a matemática. Mas nada de fórmulas complexas. "O Enem prioriza o raciocínio lógico e fórmulas básicas", alerta o professor. As questões que envolvem a matemática priorizam o raciocínio lógico.

Seguindo esses seis passos, você está perto de fazer uma boa prova. É só ficar tranqüilo e transmitir o conhecimento que você já tem. É como diz o professor Venerando Santiago de Oliveira. "A questão não é saber mais, e sim saber melhor".

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente