Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sexta, 3 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
PIRACEMA

Seguro-desemprego é pago a 3.450 pescadores do MS

24 Fev 2010 - 06h45Por Notícias.MS
Mato Grosso do Sul tem 3.450 pescadores que sobrevivem da pesca artesanal recebendo o benefício do seguro-desemprego durante o período de defeso, que finaliza no domingo (28). O dado é da Fundação Estadual do Trabalho, que através de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), faz o cadastro dos pescadores que requerem o benefício.

Até meados de dezembro a Funtrab realizou uma caravana nas colônias de pescadores do interior do Estado para o cadastramento do MTE, a ação teve um saldo de 3.028 trabalhadores com o requerimento realizado. Após o fim das caravanas no interior, o recadastramento é realizado no Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats) dos municípios.

O prazo para o requerimento do benefício termina na sexta-feira (26), uma vez que o período de piracema vai até o domingo (28). Os pescadores que têm direito ao seguro-desemprego e ainda não fizeram o pedido, têm somente esta semana para tentar receber o benefício referente aos quatro meses de defeso.

O benefício é temporário pago é de um salário mínimo, garantido ao trabalhador que tem a atividade de pesca como única forma de subsistência. Como de novembro a fevereiro a pesca nos rios é proibida para o período de reprodução dos peixes, estes trabalhadores têm o seguro pago pelo governo federal.

Para requerer o benefício, os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Ciat do município mais próximo. A Funtrab esclarece que não é necessário apresentar o atestado do pescador junto a colônia de pesca. O documento já não é mais exigido por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ou documentação exigida podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio