Menu
SADER_FULL
quinta, 17 de junho de 2021
Busca
PIRACEMA

Seguro-desemprego é pago a 3.450 pescadores do MS

24 Fev 2010 - 06h45Por Notícias.MS
Mato Grosso do Sul tem 3.450 pescadores que sobrevivem da pesca artesanal recebendo o benefício do seguro-desemprego durante o período de defeso, que finaliza no domingo (28). O dado é da Fundação Estadual do Trabalho, que através de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), faz o cadastro dos pescadores que requerem o benefício.

Até meados de dezembro a Funtrab realizou uma caravana nas colônias de pescadores do interior do Estado para o cadastramento do MTE, a ação teve um saldo de 3.028 trabalhadores com o requerimento realizado. Após o fim das caravanas no interior, o recadastramento é realizado no Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats) dos municípios.

O prazo para o requerimento do benefício termina na sexta-feira (26), uma vez que o período de piracema vai até o domingo (28). Os pescadores que têm direito ao seguro-desemprego e ainda não fizeram o pedido, têm somente esta semana para tentar receber o benefício referente aos quatro meses de defeso.

O benefício é temporário pago é de um salário mínimo, garantido ao trabalhador que tem a atividade de pesca como única forma de subsistência. Como de novembro a fevereiro a pesca nos rios é proibida para o período de reprodução dos peixes, estes trabalhadores têm o seguro pago pelo governo federal.

Para requerer o benefício, os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Ciat do município mais próximo. A Funtrab esclarece que não é necessário apresentar o atestado do pescador junto a colônia de pesca. O documento já não é mais exigido por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ou documentação exigida podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial