Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
terça, 7 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

SED amplia cursos técnicos de nível médio em 2010

5 Jan 2010 - 17h00Por Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

 
Os estudantes sul-mato-grossenses terão, a partir de 2010, mais opções de cursos técnicos para se capacitarem ao mercado de trabalho. A Secretaria de Estado de Educação (SED) está ampliando o número de vagas para a educação profissional de nível médio.

Assim, a partir de fevereiro passam a funcionar 20 unidades escolares, em 16 municípios, com 32 cursos técnicos organizados em diferentes formas de articulação, que integram educação, trabalho, ciência e tecnologia.

Dos 16 municípios onde serão oferecidas vagas de cursos técnicos, Amambai terá duas escolas e Campo Grande contará com quatro instituições. Estes cursos de nível médio atendem aos arranjos produtivos locais e regionais e às demandas do setor produtivo.

Para abrir o número de vagas para esta modalidade de ensino, o governo do Estado também investe em laboratórios científicos e tecnológicos e acervo bibliográfico adequado. A metodologia de ensino visa a elevação da escolarização dos estudantes e sua preparação para o mundo de trabalho.

“Em 2006, no início da gestão, o Estado todo dispunha apenas de um curso técnico; este ano já são 14 cursos diferentes em 12 municípios, oferecidos em 19 escolas. Em 2010 serão 17 cursos diferentes, com 32 turmas”, diz a superintendente de Políticas Educacionais da SED, Cheila Vendrami.

São capacitações integradas ao ensino médio, concomitantes e subsequentes ou integrados ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em áreas como informática, agropecuária, técnico em açúcar e álcool, cozinha, eletrônica, eletrotécnica, biblioteconomia, administração, entre outros.

Os cursos serão oferecidos nas cidades de Amambai, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Nova alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sonora e Três Lagoas.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança