Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Secretaria promove "Dia de Lazer e Saúde" em Vicentina

3 Mai 2007 - 09h03

 

A Prefeitura Municipal de Vicentina, através da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando da Secretária Josiani de Oliveira Silva, Coordenadora dos Programas de Saúde da Família, Enfermeira Sílvia Tomas, PSF Rural, Coordenado pelo Dr. José Durando e Enfermeira Jussimara Garcia, desenvolveram na última semana, campanha de hipertensão arterial e vacinação dos idosos.

 

Com a participação dos agentes de saúde e auxiliares de enfermagem a comunidade participou de brincadeiras, danças, sorteio de prêmios, aferição de pressão, vacinação contra gripe e palestras sobre hipertensão arterial e dicas de qualidade de vida com a Fisioterapeuta Amanda Jorge.

 

Ressaltando a importância das atividades para o bem estar da 3ª idade e o acompanhamento da equipe multiprofissional para melhora da qualidade de vida dos nossos habitantes.

 

“A Hipertensão Arterial é um dos grandes problemas de saúde enfrentado pela população mundial. Uma das principais causas é o fator hereditário e a alimentação inadequada – exagero no sal e gordura; mas, há também outros fatores que causam e agravam a doença, como: sedentarismo; obesidade; tabagismo; alcoolismo e estresse. As principais conseqüências que a doença acarreta, são lesões arteriais, risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), arritmia cardíaca, danos renais e oculares. Por isso sempre preocupados com essa doença.” Diz Josiane Secretária de Saúde.

 

Por ser uma doença sem sintomas, a hipertensão muitas vezes só é diagnosticada em estado grave, porém, se tratada adequadamente, o risco de aparecimento de doenças vasculares é reduzido.

 

“É necessário buscar avaliação médica, para obter o diagnóstico e a orientação do tratamento adequado. Incluir atividades físicas no dia-a-dia, ter uma alimentação saudável sem exageros de sal, açúcar, gorduras, parar com fumo e álcool, contribuem para a prevenção da hipertensão e melhoria da qualidade de vida dos que já tem a doença.” Ressalta a Fisioterapeuta Amanda Jorge.

 

Participaram do Dia de Lazer e Saúde, Dr. José Durando – Médico Coordenador do PSF Rural, Enfermeira Jussimara Garcia, Fisioterapeuta Amanda Jorge, Coordenadora dos Programas de Saúde da Família Sílvia Tomas, Auxiliares: Sueli, Oliria e Bete, Agentes: Renan, Francisco, Claudete, Olga, Giliarde e Serviços Gerais: Marli e Rita. Colaborou Luciano Lima.

 

 

 

 

Fátima News

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente