Visando melhorar o desempenho da educação dos municípios que obtiveram as piores notas segundo o Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb), novo indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC), o governo do estado através da secretária Maria Nilene Badeca da Costa anunciou, em entrevista à rádio Cidade, algumas metas a serem implementadas no setor.
"Este é um problema herdado do governo passado. Nosso governo passará a implementar o trabalho conjunto com a rede municipal de educação dos municípios. O objetivo principal da nossa gestão é aproximar os índices dos nove municípios, que obtiveram uma avaliação ruim, da média nacional", explica Nilene.
Outras ações previstas para a melhoria do ensino é a implantação de cursos de gestão para professores e o acompanhamento pedagógico tanto dos alunos da rede estadual quanto da rede municipal de ensino. Segundo a secretária, nos dias 16 e 17 de maio está marcada uma reunião com os diretores das escolas com baixo desempenho pedagógico dos alunos, de acordo com a avaliação feita pela Secretaria de Estado de Educação nestes primeiros meses de governo.
"É importante olhar a escola como um todo. Olhar a rede física, aumentando o número de quadras de esporte e locais para o exercício das expressões culturais para conseguirmos segurar o aluno na escola. O investimento em esporte e cultura é uma saída que acreditamos ser viável para atrair nossos alunos", argumentou Nilene Badeca.
Outra ação incentivada pelo Governo do Estado é o projeto Escola Viva, onde busca-se levar a comunidade às escolas nos finais de semana. "Temos escolas estaduais que já fazem esse trabalho. A escola Ada Teixeira, por exemplo, têm levado os pais sábado à noite para a escola para participar do projeto "Pais participantes, alunos brilhantes". Cerca de 1000 pais tem comparecido", comemora a secretária.
Notícias.ms
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar