Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Secretaria acusa oito frigoríficos por formação de cartel

22 Ago 2006 - 08h12

A SDE (Secretaria de Direito Econômico), vinculada ao Ministério da Justiça, pediu hoje ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a condenação de oito empresas frigoríficas e de 13 pessoas físicas dirigentes por formação de cartel no abate de gado bovino no País. Segundo relatório técnico da SDE, houve comprovação de que as empresas fizeram acordo com a finalidade de fixar preço, restringindo assim a livre concorrência do setor.

A SDE pediu a condenação das seguintes empresas:  Friboi Ltda.,  Bertin Ltda., Indústria e Comércio de Carnes Minerva Ltda., Frigorífico Mataboi S.A., Frigorífico Estrela do Oeste, Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos, Frigol Comercial Ltda. e a Franco Fabril Alimentos Ltda. A Secretaria sugeriu ainda o arquivamento das denúncias contra os frigoríficos Boifran, Tatuibi e Bom Charques por falta de comprovação de participação no suposto cartel.

Contra o Frigorífico Independência Alimentos Ltda., a SDE decidiu instaurar um processo administrativo paralelo para investigar a participação da empresa no suposto cartel, já que o MPE (Ministério Público Estadual) de Mato Grosso do Sul acrescentou documentos ao longo da primeira investigação que sugerem a participação dessa empresa.

O principal indício usado como prova pela SDE é uma tabela de classificação da carcaça do gado abatido e a fixação de deságios nos preços pagos aos pecuaristas. Segundo o relatório, "a tabela tinha por objetivo uniformizar os critérios de aquisição do gado bovino, por meio de deságio no preço pago". Se forem condenados pelo Cade, as empresas e as pessoas físicas poderão ser multadas com valores que vão de 1% a 30% do faturamento anual da empresa.

Entenda o caso

A investigação começou em março de 2005, após uma denúncia formalizada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e da Comissão de Agricultura da Câmara. Em novembro do ano passado, o MPF de Mato Grosso pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito policial para investigar a existência de cartel comandado por alguns dos maiores frigoríficos do País.

O pedido foi feito pelo procurador da República Mario Lucio Avelar, baseado em denúncia sobre o cartel feita no ano passado, mas que foi estimulado agora pela revelação de gravações nas quais os proprietários do Friboi, o maior frigorífico da América Latina, relatam esquema para controlar o preço da arroba do boi em cinco Estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

O Friboi contaria com a ajuda de pelo menos mais três frigoríficos: Independência, Bertin e Mataboi, que negam participação no esquema. As gravações foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo e elas também levaram à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados a chamar para depoimentos em Brasília 12 empresas e entidades relacionadas ao assunto.

Hélio Filho

Na época, o presidente da Comissão, Ronaldo Caiado (PFL-GO), chegou a conseguir o apoio do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) para tentar criar uma CPI para investigar o setor frigorífico. Os parlamentares da Comissão de Agricultura chegaram a definir a abrangência das investigações caso a CPI fosse criada. Além da existência do cartel, eles queriam investigar a concessão de benefícios fiscais ao setor, a concentração de unidades frigoríficas em posse de poucos grupos, a compra do frigorífico argentino Swift pelo Friboi com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e empréstimos de bancos "sociais" para os abatedouros.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados