Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
PANTANAL

Seca de 2010 pode influenciar a cheia na Planície Pantaneira em 2011

27 Jan 2011 - 16h32Por Fátima News com assessoria

A Embrapa Pantanal realizou a primeira avaliação do comportamento do pulso das águas na planície pantaneira para o ano de 2011, tomando como base o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), um programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai que tem como base nas informações da régua centenária de Ladário, cedidas pela Marinha do Brasil.

No ano de 2010 a região do Pantanal passou por uma estiagem prolongada, tendo o pico da cheia de 4,36 metros em 22 de junho. Já o nível a mínimo registrado no rio Paraguai, atingido no início de novembro, permaneceu na cota de 1 metro até meados de janeiro. Há pelo menos 11 anos que o rio não ficava estável em seu nível mínimo por um período tão longo. Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier, isto pode estar relacionado com a seca prolongada ao longo do ano de 2010.

Ainda segundo o pesquisador, os fatores que determinaram a cheia deste ano estão relacionados ao estado atual da água na planície pantaneira e, também, a quantidade de precipitação ao longo do período chuvoso, que vai de outubro a março: “Como estamos ainda em janeiro, a previsão do Modelad, com incerteza de 40% , indica que o nível máximo do rio Paraguai se situe entre 3,50 e 4,50 metros. Dada a incerteza, esse valor previsto em janeiro pode mudar, dependendo da quantidade de chuva nos meses de fevereiro e março”, explica. Segundo Ivan, a previsão oficial será divulgada no fim de março, quando o Modelad apresenta uma precisão de 86%.

No final de fevereiro a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgará nova previsão preliminar de cheia do rio Paraguai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto