Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Saúde oferece palestra sobre DSTs em Glória de Dourados

27 Nov 2009 - 09h00Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Saúde ministrou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (Dst´s), durante Ação Social realizada pelo Sindicato Rural local. A palestra aconteceu simultaneamente ao evento e teve como local a sala do Centro de Múltiplo Uso (CMU), no interior do Parque de Exposição Manoel Alves de Azevedo (Defap). A enfermeira Edmara Honório dos Santos, chefe do Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial conduziu a palestra. Edmara disse às mulheres presentes, “as doenças sexualmente transmissíveis (Dst´s) são causadas por vários tipos de agentes, que são transmitidos, principalmente por contato sexual sem o uso consistente de preservativo, seja masculina ou feminina, com pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas”.

 

  

 

A palestrante ressaltou que as mulheres devem ser bastante atenciosas em diversos casos de Dst´s, porque é difícil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo, destacando, “isso exige da mulher consultas periódicas ao profissional médico ou enfermeiro, porque, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte”, dimensiona a enfermeira. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, em especial do vírus da Aids, que também pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.                                          

 

              

 

Edmara falou também sobre a sífilis, descrevendo, “é uma doença infecto-contagiosa sistêmica, acomete todo o organismo e evolui de forma crônica, lenta, e que tem períodos de acutização, ou seja, manifesta-se agudamente, e períodos de latência, esta última sem manifestações”. A sífilis pode comprometer múltiplos órgãos, pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso entre outros. De acordo com a enfermeira, a sífilis apresenta algumas características em sua evolução, e que a sífilis divide-se em primária, secundária, latente e terciária ou tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de sífilis congênita. Ela comentou, “o importante a ser considerado é a sua forma de lesão primária, também chamada de cancro de inoculação, tipo de cancro duro, que é a porta de entrada do agente no organismo da pessoa”. A enfermeira prestou esclarecimentos sobre outras formas de manifestações da doença e também discorreu sobre outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis e seus terríveis efeitos provocados. A palestrante contou também com o apoio de vários funcionários da área de saúde do município no transcorrer da palestra.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta