Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Saúde oferece palestra sobre DSTs em Glória de Dourados

27 Nov 2009 - 09h00Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Saúde ministrou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (Dst´s), durante Ação Social realizada pelo Sindicato Rural local. A palestra aconteceu simultaneamente ao evento e teve como local a sala do Centro de Múltiplo Uso (CMU), no interior do Parque de Exposição Manoel Alves de Azevedo (Defap). A enfermeira Edmara Honório dos Santos, chefe do Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial conduziu a palestra. Edmara disse às mulheres presentes, “as doenças sexualmente transmissíveis (Dst´s) são causadas por vários tipos de agentes, que são transmitidos, principalmente por contato sexual sem o uso consistente de preservativo, seja masculina ou feminina, com pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas”.

 

  

 

A palestrante ressaltou que as mulheres devem ser bastante atenciosas em diversos casos de Dst´s, porque é difícil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo, destacando, “isso exige da mulher consultas periódicas ao profissional médico ou enfermeiro, porque, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte”, dimensiona a enfermeira. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, em especial do vírus da Aids, que também pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.                                          

 

              

 

Edmara falou também sobre a sífilis, descrevendo, “é uma doença infecto-contagiosa sistêmica, acomete todo o organismo e evolui de forma crônica, lenta, e que tem períodos de acutização, ou seja, manifesta-se agudamente, e períodos de latência, esta última sem manifestações”. A sífilis pode comprometer múltiplos órgãos, pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso entre outros. De acordo com a enfermeira, a sífilis apresenta algumas características em sua evolução, e que a sífilis divide-se em primária, secundária, latente e terciária ou tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de sífilis congênita. Ela comentou, “o importante a ser considerado é a sua forma de lesão primária, também chamada de cancro de inoculação, tipo de cancro duro, que é a porta de entrada do agente no organismo da pessoa”. A enfermeira prestou esclarecimentos sobre outras formas de manifestações da doença e também discorreu sobre outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis e seus terríveis efeitos provocados. A palestrante contou também com o apoio de vários funcionários da área de saúde do município no transcorrer da palestra.

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL