Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saúde oferece palestra sobre DSTs em Glória de Dourados

27 Nov 2009 - 09h00Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Saúde ministrou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (Dst´s), durante Ação Social realizada pelo Sindicato Rural local. A palestra aconteceu simultaneamente ao evento e teve como local a sala do Centro de Múltiplo Uso (CMU), no interior do Parque de Exposição Manoel Alves de Azevedo (Defap). A enfermeira Edmara Honório dos Santos, chefe do Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial conduziu a palestra. Edmara disse às mulheres presentes, “as doenças sexualmente transmissíveis (Dst´s) são causadas por vários tipos de agentes, que são transmitidos, principalmente por contato sexual sem o uso consistente de preservativo, seja masculina ou feminina, com pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas”.

 

  

 

A palestrante ressaltou que as mulheres devem ser bastante atenciosas em diversos casos de Dst´s, porque é difícil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo, destacando, “isso exige da mulher consultas periódicas ao profissional médico ou enfermeiro, porque, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte”, dimensiona a enfermeira. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, em especial do vírus da Aids, que também pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.                                          

 

              

 

Edmara falou também sobre a sífilis, descrevendo, “é uma doença infecto-contagiosa sistêmica, acomete todo o organismo e evolui de forma crônica, lenta, e que tem períodos de acutização, ou seja, manifesta-se agudamente, e períodos de latência, esta última sem manifestações”. A sífilis pode comprometer múltiplos órgãos, pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso entre outros. De acordo com a enfermeira, a sífilis apresenta algumas características em sua evolução, e que a sífilis divide-se em primária, secundária, latente e terciária ou tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de sífilis congênita. Ela comentou, “o importante a ser considerado é a sua forma de lesão primária, também chamada de cancro de inoculação, tipo de cancro duro, que é a porta de entrada do agente no organismo da pessoa”. A enfermeira prestou esclarecimentos sobre outras formas de manifestações da doença e também discorreu sobre outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis e seus terríveis efeitos provocados. A palestrante contou também com o apoio de vários funcionários da área de saúde do município no transcorrer da palestra.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fatima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis