Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 28 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Saúde interrompe campanha de imunização antirrábica no MS

8 Out 2010 - 14h08

Observando a determinação do Ministério da Saúde que suspende por tempo indeterminado as campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) acata a decisão e também está interrompendo as vacinações em Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada após a verificação de índices elevados de mortes em animais imunizados em outros estados.

Segundo a gestora de Ação de Saúde da secretaria, a médica veterinária Gislaine Coelho Brandão, cerca de 60% dos animais domésticos do Estado já receberam a vacina até que fosse decidida a interrupção da campanha. Ainda de acordo com a veterinária, no Estado não foram registrados índices considerados anormais de reações adversas nos cães e gatos vacinados.

Conforme nota técnica distribuída pelo Ministério da Saúde, a interrupção da aplicação das vacinas é preventiva e a decisão foi tomada diante do aumento das notificações de mortes de animais e dados preliminares das investigações laboratoriais referentes a estes casos ocorridos após a imunização contra raiva animal. A vacina aplicada que apresentou as reações é a Rai-Pet.

Resultados de testes encaminhados para Ministério apontaram alteração não observadas nos testes realizados preliminarmente como referência para a liberação da campanha. Porém, os testes preliminares são considerados insuficientes para determinar a causa das mortes nos animais imunizados, por isso a campanha está suspensa até que toda a investigação seja concluída.

Assim como acontece em outros estados, em Mato Grosso do Sul é competência das prefeituras fazer a imunização dos animais com o apoio técnico e logístico da Secretaria de Estado de Saúde. Desta forma, a secretaria está orientando a todos os municípios sul-mato-grossenses a fazerem a interrupção imediata da campanha de imunização.

É papel da secretaria estadual fornecer as seringas, vacinas e material de apoio para divulgação a todos os municípios do Estado para que sejam realizadas as campanhas. Os municípios têm autonomia para fazer a ação de imunização. As vacinas são adquiridas pelo Estado junto ao Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso