Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saúde e Escola de Vicentina se unem contra as DSTs

3 Ago 2006 - 14h55

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Vicentina, reconhecendo a importância e a necessidade urgente de articular políticas de promoção da saúde e ampliar a eficácia das ações de prevenção de DST/AIDS e uso indevido de drogas entre crianças, adolescentes e jovens, e a prevenção da gravidez na adolescência realizou durante o mês de julho em parceria com as professoras da Escola Estadual Pe José Daniel, Cidinha Vaine e Maria Socorro.

Ficaram a frente das palestras a Enfermeira Marjorie Éster Dias e o Dr. Victor Hugo Marangão, incorporando conteúdos relativos à prevenção de DSTs/AIDS e uso de drogas. Essas ações cooperativas têm se refletido na capacitação continuada da sociedade, possibilitando uma cobertura cada vez mais ampla sobre o assunto,
nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. São exemplos concretos, nesse sentido, que podem ser observados, pela população brasileira. O público alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade.

Dados do Ministério da Saúde comprovam que mais de 70% dos casos de AIDS correspondem a indivíduos variando entre os 20 e 39 anos, sendo que uma parcela considerável desses pacientes contraiu o vírus na adolescência. Fenômenos sociais como a gravidez precoce e não planejada, o aumento da ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis e a intensificação do consumo de drogas lícitas (álcool, cigarro e tranqüilizantes) e ilícitas (maconha, cocaína e crack) - fato esse agravado pelo uso de drogas injetáveis mediante o compartilhamento de agulhas e seringas - ajundam-nos a entender melhor porque os jovens brasileiros são, em cada vez maior número, vulneráveis à infecção pelo HIV/AIDS.

A escola constitui instância privilegiada das iniciativas referentes à promoção da saúde e à prevenção das DSTs/AIDS e do uso indevido de drogas.

Seguindo a premissa de descentralização, o Programa Nacional de DSTs e AIDS vem realizando esforços para que os estados e municípios possam assumir, preservando a qualidade dos serviços, as ações destinadas à prevenção das DSTs/AIDS e uso de drogas.

Neste sentido, estão sendo desenvolvidos projetos de fomento em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e Saúde nos 27 Estados da Federação, voltados para a formação de professores e alunos como agentes multiplicadores. Em todos esses projetos há a participação das equipes técnicas das Secretarias Estaduais de Educação e Secretarias Estaduais de Saúde, além de diversos outros parceiros que já vêm contribuindo com o trabalho de prevenção nas escolas.

“É muito importante essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Escolas, sejam elas da Rede Estadual ou Municipal de Ensino. Isso é muito enriquecedor para o desenvolvimento de projeto que vem de encontro com a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Gravidez na Adolescência. Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento desses projetos nas escolas.” Diz Josiane de Oliveira – Secretária Municipal de Saúde.

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto