Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Saúde de Jateí tem ação contra dengue e caramujos

29 Jan 2010 - 14h10Por Valéria Batista / Fátima News

Na administração de Arilson Targino (PSDB), em reunião o Secretario de Saúde Geberson Alves sua equipe de Endemias e Vetores e Vigilância Sanitária irão trabalhar com uma ação para mobilizar a população de Jateí contra a dengue e os caramujos africanos.
A ação que terá parceria com a Secretaria Infraestrutura acontecerá a partir da semana que vem, onde os moradores de Jateí deverão desde hoje (29) retirar todos os entulhos dos respectivos quintais, colocando em frente às residências para que seja recolhido pela equipe da Infraesturura. Já os terrenos baldios os profissionais responsáveis da prefeitura irão realizar fazendo a limpeza necessária para a eliminação total dos caramujos e o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.
O Secretario de Saúde Geberson Alves pede a colaboração da população, para que se conscientizem na limpeza de seus quintais, pois esta é uma ação que irá beneficiar a todos. “É importante colaboração dos moradores, na qual fortalece a perspectiva índice zero de dengue e a eliminação dos caramujos que muitos são encontrados, devido às fortes chuvas recentemente” diz Alves que ressalta “Não apenas durante esta mobilização, mas é viável que a população mantém sempre limpo o local onde moram assim garantindo um ambiente mais saudável”
Para a eliminação dos caramujos que causa esquistossomose, doença mais conhecida como barriga d’água”  o responsável pela Vigilância Sanitária do município garante que os quintais deverão estarem limpos, mas alertar as pessoas que se encontrarem os caramujos em seus quintais comunicar a vigilância sanitária para o cadastramento, assim coletar com as mãos protegidas com luvas, ou saco plásticos, colocando-os em latas vazias com água sanitária, ou queima-los em buracos com cal virgem, para a não contaminação do solo.

Clodoaldo Teixeira responsável pelo setor de Endemias e Vetores de Jateí ainda reforça o envolvimento dos moradores no combate ao vetor transmissor da Aedes Aegypti, podendo ser através dos cuidados básicos com ações simples que dificultam a criação do mosquito. Os depósitos mais propícios para a proliferação do mosquito são as garrafas, latas, sacolas e lonas plásticas, vasos de plantas, tambores, tanques, pneus, materiais de construção, sendo que tais objetos são encontrados nos quintais e residências.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança