Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saúde de Dourados quer zerar a fila de espera para realização de exame

5 Jan 2010 - 17h31Por Assecom

O município vai investir R$ 2 milhões na compra de exames para diagnósticos das especialidades mais procuradas como ecocardiograma, ultrassonografia, tomografia e ressonância

A Secretaria Municipal de Saúde vai concluir este mês, o processo licitatório para compra de exames complementares de diagnósticos de terapia ambulatorial com objetivo de zerar a fila de espera. Os serviços deverão ser prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por clínicas particulares do município com preços estabelecidos pela tabela municipal e do próprio SUS.

Para isso, a Prefeitura prevê investir algo em torno de R$ 2 milhões na compra de cerca de 100 exames diferentes como ecocardiograma, ultrassonografia, tomografia e ressonância, que são as especialidades mais procuradas. Segundo o secretário de Saúde, Mário Eduardo Rocha, a meta é reduzir a fila de pacientes que aguardam por exames, que é um problema que se arrasta há vários anos.

Por determinação do prefeito Ari Artuzi, foi instituída uma comissão para trabalhar exclusivamente no levantamento de pessoas que estão na fila de espera por exames. Com o relatório pronto e a aprovação da tabela municipal diferenciada, o município vai adquirir esses exames através do credenciamento de prestadores de serviços de saúde para atender a população.

Para viabilizar o credenciamento e as contratações destinadas à prestação dos serviços de apoio à diagnose e terapia, será realizado um processo de “chamada pública”, que tem por finalidade credenciar os interessados e assim, atender a demanda local. Ao invés de ser realizado um processo licitatório comum em que o vencedor é quem apresentar o melhor preço, a Secretaria de Saúde de Dourados optou por um processo em que o valor a ser pago é previamente estabelecido pelo município ou pelo SUS, tomando como base a realidade do mercado.

Segundo Mário Eduardo, já foi apresentado o levantamento da quantidade de exames necessários e os valores definidos para fixação da Tabela Complementar. A partir disso, será aberto um edital convocando os interessados em prestar os serviços. Serão duas chamadas, a primeira para os exames de diversas especialidades e a segunda será só na área de fisioterapia.

“Esse trabalho tem como proposta, reunir todos os pedidos para atender por prioridade. O prefeito quer resolver essa situação em período mais curto possível para zerar essas solicitações e com isso, implantar uma forma de atendimento mais eficiente que possa evitar essa longa espera”, ressaltou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis