Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Saúde de Dourados passa por crise em atendimentos de emergência

19 Jan 2011 - 16h30Por MS Já

Prevista em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo município com o Ministério Público em 2009, os serviços ambulatoriais e de emergência nas áreas de ginecologia e obstetrícia, prestados anteriormente pelo Hospital da Mulher (HM), passaram a ser oferecidos no Hospital Universitário (HU).

A alta demanda, no entanto, em alguns setores, ocorreu em função da incorporação desses serviços. Para se ter uma idéia, a equipe do HU realizou mais de 60 partos na primeira semana e teve um aumento de 80% nos atendimentos. O laboratório que realizava cinco mil exames por mês nas últimas semanas saltou para 15 mil.

Samu

Não bastasse isso, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Dourados que recebeu duas novas ambulâncias para ampliar o atendimento, recentemente, mas, sem documentos, as viaturas estão paradas. Apenas duas funcionam e não dão conta de atender a todas as solicitações. Anteriormente, o serviço contava com quatro viaturas, sendo que três estavam em manutenção com problemas mecânicos.

Além das ambulâncias, a equipe passou a contar, pelo menos teoricamente, com duas “motolâncias” que fazem o atendimento inicial e oferecem suporte para o serviço da polícia. As novas unidades que serviriam para contribuir estão apenas ocupando espaço no estacionamento do Hospital da Vida.

Sobre o HU

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que administra o HU, havia afirmado, recentemente, que preparou a estrutura necessária para instalação dos serviços. A prefeita, inclusive, visitou as obras e cobrou agilidade para garantir a transferência ainda no final de 2010.

Funcionários

Hoje o quadro de funcionários do HU chega a 750 incluindo os cerca de 500 que passaram no concurso público e os mais de 200 contratados temporariamente no processo de seleção realizado no ano passado, através da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar.

Para tentar aliviar o problema e voltar à normalidade nos atendimentos, o HU espera que a Câmara de Vereadores aprove nos próximos dias um projeto de lei enviado pela prefeitura para contratação de mais 22 profissionais em caráter temporário e emergencial, que serão pagos pela Fundação através de recursos repassados pela UFGD.

Banco de leite

A prefeitura já havia solicitado a contratação de oito profissionais para o Banco de Leite e a regularização do setor, já que esse seria “flutuante”, como o MS JÁ havia publicado anteriormente.

E, além desses, serão acrescentados mais sete anestesistas, cinco técnicos de laboratório e dois fisioterapeutas.

O diretor do HU, Wedson Desidério, acrescenta que as contratações temporárias é uma solução paliativa até que o governo federal abra mais vagas para chamar os candidatos que passaram no último concurso. A UFGD já teria solicitado mais 350 vagas para o Governo Federal, com expectativa de liberação ainda este ano.

A prefeita entendeu a necessidade e autorizou a Procuradoria-Geral do Município a enviar para a Câmara uma nova proposta.

Dossiê

As informações obtidas pelo MS JÁ dão conta de que remédios estariam guardados no chão de salas improvisadas e os funcionários chamados para atuar na área de obstetrícia, às vezes, nem assumem o concurso. Outro assunto questionado seria um suposto desvio de verba e, para tanto, os responsáveis pelo HU estariam preparando um dossiê sobre o caso.

Investimento

Divulgado pela assessoria, no entanto, para se ter uma base do quanto foi investido para receber os serviços, a Universidade gastou mais de R$ 1 milhão na estrutura do local que hoje consta de Centro Obstétrico, salas de pré-parto, UTI Neonatal com 9 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários com 16 leitos, lactário, sala de ordenha, e alojamento conjunto com 21 leitos.
Um novo setor, destinado exclusivamente para a obstetrícia, está em reforma e a promessa era de ficar pronto ainda este mês.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente