Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Sarney diz que vai instalar CPI do MST na próxima semana

10 Out 2009 - 09h11Por Folha Online

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que vai instalar a CPI mista (com deputados e senadores) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) no Congresso caso a oposição formalize o pedido de criação da comissão na semana que vem. Sarney prometeu ler o requerimento que cria a CPI em sessão do Congresso depois que o pedido for protocolado na Mesa Diretora do Legislativo.

"A minha função como presidente não é fazer juízo de valor sobre comissões de inquérito, mas uma vez que cumpram formalidade legal com número apresentado em plenário e instituir a comissão. Isso eu farei", afirmou.

Para que a CPI seja instalada, a oposição precisa protocolar o pedido de sua criação na Mesa Diretora do Congresso com as assinaturas de, pelo menos, 171 deputados e 33 senadores favoráveis à comissão. DEM e PSDB afirmam já ter reunido 172 assinaturas na Câmara e outras 33 no Senado, mas prometem continuar a coleta de assinaturas até a semana que vem --quando vão formalizar o pedido de criação da CPI.

Depois de apresentado, o pedido precisa ser lido em sessão do Congresso, presidida por Sarney. "Na primeira reunião do Congresso, nós faremos a leitura, não tenho dúvidas", disse o presidente do Senado.

Na opinião de Sarney, a invasão de uma fazenda produtora de laranjas no interior de São Paulo esta semana por integrantes do MST ajudou a oposição na coleta de assinaturas.

"A invasão de SP foi lamentável e, naturalmente, a força desse fato deve influenciar um pouco a motivação dos parlamentares de quererem uma comissão de inquérito", afirmou.

Assinaturas

A oposição ainda não decidiu se vai protocolar o pedido de criação da CPI na próxima terça-feira. Nos bastidores, deputados oposicionistas temem a retirada de assinaturas do pedido, o que inviabiliza a comissão --a exemplo do que ocorreu na semana passada, quando o primeiro pedido de criação da CPI do MST naufragou depois da debandada de deputados da base aliada.

Os líderes oposicionistas afirmam que, desta vez, a coleta de assinaturas foi "seletiva", informando a todos os parlamentares que eles seriam pressionados a retirar assinaturas.

"Dessa vez, nós fizemos coleta individual, conversamos e não procuramos quem retirou as assinaturas anteriores. Esses nós fizemos questão de esquecer. O episódio em São Paulo nos ajudou bastante. Fomos surpreendidos com deputados que nem fazem parte dessa causa", disse o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS