Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

São Paulo perde, mas segue no topo após tropeço do Flamengo

23 Nov 2009 - 10h31Por G1

O São Paulo deixou o gramado do Engenhão cabisbaixo após a derrota por 3 a 2 para o Botafogo. Mas terminou o domingo aliviado e no lugar que todos os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro querem ocupar: a liderança. Duas horas e meia depois, no Maracanã, o Flamengo reduziu a distância para o Tricolor Paulista para apenas um ponto (62 a 61). Mas o empate sem gols com o Goiás frustrou a torcida que lotou o Maracanã. E animou a do São Paulo, que vê o time ainda no topo da tabela a apenas duas rodadas do fim da competição.

Para o Flamengo, o sentimento foi o inverso ao vivido pelo São Paulo. A animação com o tropeço do Tricolor Paulista se transformou em decepção com 0 a 0 no Maracanã. Se vencesse o Goiás, o Rubro-Negro carioca teria encerrado a rodada no topo da classificação. Algo que não conseguiu durante todo o torneio.


Ainda líder, o Tricolor Paulista pode até mesmo ser campeão no domingo. Para isso, precisa vencer o Goiás no Serra Dourada e torcer para que o Flamengo perca para o Corinthians em Campinas e que o Internacional não supere o Sport no Recife.


Outra torcida que teve motivos para comemorar no fim de semana foi a do Inter. No Mineirão, o Colorado venceu o confronto direto com o Atlético-MG e aumentou suas chances de fechar bem o ano do centenário. Com o triunfo por 1 a 0, o Inter ultrapassou o Palmeiras, chegou à terceira colocação, aumentou significativamente as possibilidades de se classificar para a Libertadores e as esperanças de ganhar o título.

O Inter tem 59 pontos, o mesmo número do Palmeiras. Mas o time gaúcho supera o paulista no total de vitórias (17 a 16). Para isso, contou com a ajuda do rival
Grêmio, que superou o Alviverde na quarta-feira por 2 a 0, no Olímpico. 

E o Inter pode até terminar a próxima rodada no topo da tabela. Isso ocorrerá se a equipe vencer o Sport, o São Paulo perder para o Goiás e o Flamengo não derrotar o Corinthians. Dessa forma, os três candidatos teriam 62 pontos, mas o time gaúcho seria o único com 18 vitórias.

A dupla mineira do Brasileirão não teve uma rodada positiva. Com a terceira derrota seguida, o Atlético-MG (56 pontos) depende de um milagre para chegar ao título. E também perdeu fôlego na luta pela Libertadores. Na próxima rodada, o time terá novo confronto direto: contra o Palmeiras, em São Paulo.

O
Cruzeiro também não venceu no fim de semana. O empate por 1 a 1 com o Atlético-PR fez o time seguir na sexta colocação, com os mesmos 56 pontos do grande rival de Minas Gerais. E poderia até ter sido pior, já que o empate na Arena da Baixada só foi conquistado nos acréscimos.

Náutico e Santo André sobrevivem, mas situação é delicada

Na luta contra a degola,
Náutico e Santo André corriam risco de terminar o domingo rebaixados. Mas as equipes demonstraram que não se entregaram. O Timbu foi a São Paulo e bateu o Corinthians por 3 a 2. Graças a um pênalti cobrado por Aílton aos 47 minutos do segundo tempo. E o Santo André fez valer o mando de campo e superou o Avaí por 4 a 2 no ABC paulista.

Apesar dos bons resultados, Náutico e Santo André seguem com altíssimo risco de cair. As duas equipes têm 38 pontos, seis a menos que o Botafogo, último time que se salvaria se a competição terminasse hoje. No próximo domingo, Timbu e Ramalhão se enfrentam no ABC paulista e quem perder estará matematicamente rebaixado. Um empate sela o destino dos dois: a Série B em 2010.

Já o
Fluminense ampliou ainda mais suas possibilidades de se manter na Série A. Graças à vitória sobre o Sport por 3 a 0, na Ilha do Retiro, o Tricolor carioca depende, agora, apenas de si para ficar na elite do futebol brasileiro. Se vencer os jogos restantes (Vitória, em casa, e Coritiba, fora), o Flu se salva, independentemente de outros resultados. Já para o Sport, o placar sacramentou o time como o último colocado do Brasileirão-2009. Com 31 pontos, o Leão não tem mais como deixar a lanterna.

Se o Fluminense foi bem na rodada, O Botafogo também obteve excelente resultado no domingo. Após abrir o placar diante do líder São Paulo no Engenhão, o Alvinegro carioca sofreu a virada no segundo tempo, mas conseguiu reagir e vencer por 3 a 2 com um gol do atacante Jobson aos 44 minutos do segundo tempo.

No domingo, o Alvinegro encara, na Arena da Baixada, o Atlético-PR, que possui os mesmos 44 pontos. O Furacão está em 15º lugar, uma posição à frente do rival de domingo graças ao número de triunfos (12 a 10).

Quem também tem 44 pontos é o Coritiba (14º colocado), que segue ameaçado após ser goleado pelo
Santos na Vila Belmiro. O placar de 4 a 0 em casa afastou de vez o fantasma do rebaixamento da mente do Peixe, que chegou aos 47 pontos.

Outro time a vencer  em casa na rodada foi o
Vitória, que superou o Barueri por 2 a 1 no Barradão e alcançou os 47 pontos. O time baiano praticamente assegurou sua presença na Série A de 2010. O risco de queda é de apenas 0,03%, segundo o matemático Tristão Garcia.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19