Menu
SADER_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

São Paulo perde, mas segue no topo após tropeço do Flamengo

23 Nov 2009 - 10h31Por G1

O São Paulo deixou o gramado do Engenhão cabisbaixo após a derrota por 3 a 2 para o Botafogo. Mas terminou o domingo aliviado e no lugar que todos os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro querem ocupar: a liderança. Duas horas e meia depois, no Maracanã, o Flamengo reduziu a distância para o Tricolor Paulista para apenas um ponto (62 a 61). Mas o empate sem gols com o Goiás frustrou a torcida que lotou o Maracanã. E animou a do São Paulo, que vê o time ainda no topo da tabela a apenas duas rodadas do fim da competição.

Para o Flamengo, o sentimento foi o inverso ao vivido pelo São Paulo. A animação com o tropeço do Tricolor Paulista se transformou em decepção com 0 a 0 no Maracanã. Se vencesse o Goiás, o Rubro-Negro carioca teria encerrado a rodada no topo da classificação. Algo que não conseguiu durante todo o torneio.


Ainda líder, o Tricolor Paulista pode até mesmo ser campeão no domingo. Para isso, precisa vencer o Goiás no Serra Dourada e torcer para que o Flamengo perca para o Corinthians em Campinas e que o Internacional não supere o Sport no Recife.


Outra torcida que teve motivos para comemorar no fim de semana foi a do Inter. No Mineirão, o Colorado venceu o confronto direto com o Atlético-MG e aumentou suas chances de fechar bem o ano do centenário. Com o triunfo por 1 a 0, o Inter ultrapassou o Palmeiras, chegou à terceira colocação, aumentou significativamente as possibilidades de se classificar para a Libertadores e as esperanças de ganhar o título.

O Inter tem 59 pontos, o mesmo número do Palmeiras. Mas o time gaúcho supera o paulista no total de vitórias (17 a 16). Para isso, contou com a ajuda do rival
Grêmio, que superou o Alviverde na quarta-feira por 2 a 0, no Olímpico. 

E o Inter pode até terminar a próxima rodada no topo da tabela. Isso ocorrerá se a equipe vencer o Sport, o São Paulo perder para o Goiás e o Flamengo não derrotar o Corinthians. Dessa forma, os três candidatos teriam 62 pontos, mas o time gaúcho seria o único com 18 vitórias.

A dupla mineira do Brasileirão não teve uma rodada positiva. Com a terceira derrota seguida, o Atlético-MG (56 pontos) depende de um milagre para chegar ao título. E também perdeu fôlego na luta pela Libertadores. Na próxima rodada, o time terá novo confronto direto: contra o Palmeiras, em São Paulo.

O
Cruzeiro também não venceu no fim de semana. O empate por 1 a 1 com o Atlético-PR fez o time seguir na sexta colocação, com os mesmos 56 pontos do grande rival de Minas Gerais. E poderia até ter sido pior, já que o empate na Arena da Baixada só foi conquistado nos acréscimos.

Náutico e Santo André sobrevivem, mas situação é delicada

Na luta contra a degola,
Náutico e Santo André corriam risco de terminar o domingo rebaixados. Mas as equipes demonstraram que não se entregaram. O Timbu foi a São Paulo e bateu o Corinthians por 3 a 2. Graças a um pênalti cobrado por Aílton aos 47 minutos do segundo tempo. E o Santo André fez valer o mando de campo e superou o Avaí por 4 a 2 no ABC paulista.

Apesar dos bons resultados, Náutico e Santo André seguem com altíssimo risco de cair. As duas equipes têm 38 pontos, seis a menos que o Botafogo, último time que se salvaria se a competição terminasse hoje. No próximo domingo, Timbu e Ramalhão se enfrentam no ABC paulista e quem perder estará matematicamente rebaixado. Um empate sela o destino dos dois: a Série B em 2010.

Já o
Fluminense ampliou ainda mais suas possibilidades de se manter na Série A. Graças à vitória sobre o Sport por 3 a 0, na Ilha do Retiro, o Tricolor carioca depende, agora, apenas de si para ficar na elite do futebol brasileiro. Se vencer os jogos restantes (Vitória, em casa, e Coritiba, fora), o Flu se salva, independentemente de outros resultados. Já para o Sport, o placar sacramentou o time como o último colocado do Brasileirão-2009. Com 31 pontos, o Leão não tem mais como deixar a lanterna.

Se o Fluminense foi bem na rodada, O Botafogo também obteve excelente resultado no domingo. Após abrir o placar diante do líder São Paulo no Engenhão, o Alvinegro carioca sofreu a virada no segundo tempo, mas conseguiu reagir e vencer por 3 a 2 com um gol do atacante Jobson aos 44 minutos do segundo tempo.

No domingo, o Alvinegro encara, na Arena da Baixada, o Atlético-PR, que possui os mesmos 44 pontos. O Furacão está em 15º lugar, uma posição à frente do rival de domingo graças ao número de triunfos (12 a 10).

Quem também tem 44 pontos é o Coritiba (14º colocado), que segue ameaçado após ser goleado pelo
Santos na Vila Belmiro. O placar de 4 a 0 em casa afastou de vez o fantasma do rebaixamento da mente do Peixe, que chegou aos 47 pontos.

Outro time a vencer  em casa na rodada foi o
Vitória, que superou o Barueri por 2 a 1 no Barradão e alcançou os 47 pontos. O time baiano praticamente assegurou sua presença na Série A de 2010. O risco de queda é de apenas 0,03%, segundo o matemático Tristão Garcia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade