Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

São Gabriel é selecionado pra abrigar ponto de cultura de MS

12 Nov 2009 - 17h34Por MS Notícias

Ações de cultivo das tradições do município de São Gabriel do Oeste receberão, em breve, incentivos financeiros do Ministério da Cultura. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) selecionou o município para ser um Ponto de Cultura no Estado, com o trabalho feito pela Prefeitura em parceria com o CTG Chama Crioula. A definição foi publicada, esta semana, no Diário Oficial.

De acordo com o projeto elaborado em parceria com a Prefeitura, o trabalho prevê ações de incentivo e cultivo das tradições que ajudaram a formar a história e a cultura de São Gabriel do Oeste, por meio do ensino de danças, músicas, poesias, história e culinária. “Uma das questões levantadas recentemente pela comunidade é a necessidade de resgatar e guardar as nossas tradições”, disse a presidente da Fundação de Cultura (Fungab), Idione Perin. “Esse projeto é o primeiro passo para manter viva a chama cultural de São Gabriel”.

Com a seleção, o CTG Chama Crioula receberá R$ 180 mil, em três anos, para financiar as ações já realizadas pela entidade. O projeto, que foca os costumes gaúchos e sul-mato-grossenses e as etnias italiana e alemã, é destinado a toda a população do município.

"O CTG Chama Crioula atualmente oferece atividades de cultivo às tradições do sul do país, através dos grupos de dança e invernadas artísticas. Esse projeto vem para aumentar e aprimorar nossas especialidades, englobando as demais culturas formadoras de nosso município”, destaca o patrão do centro, Airton Fronza.

Pontos de Cultura

Os pontos de cultura criados pelo Ministério da Cultura deverão funcionar como instrumentos de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades de Mato Grosso do Sul. Está prevista a implantação de pelo menos 30 pontos de cultura em todo o Estado, por meio de parceria do Governo Federal com o Estado.

Por meio destes pontos serão desenvolvidas ações contínuas em várias áreas culturais: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Difusão do Conhecimento, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e/ou Ações Transversais.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore