Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Sanguessugas atuavam nas pastas de Ciência e Educação

4 Jul 2006 - 15h38
A máfia dos sanguessugas não se restringia ao Ministério da Saúde. O procurador da República em Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar, e o delegado da Polícia Federal, Tardelli Boaventura, revelaram hoje à CPI dos Sanguessugas que a quadrilha também atuava nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

O vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), contou que os dois depoentes confirmaram que a quadrilha também tinha como alvo os programas de inclusão digital, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o de transporte escolar, do Ministério da Educação. O Ministério da Ciência e Tecnologia é controlado desde o início do governo Lula pelo PSB, o da Educação, pelo PT.

"É uma tragédia o que está aí para o Congresso Nacional. É lamentável tudo isso o que aconteceu", desabafou Jungmann, após os depoimentos iniciais de Tardelli e Mário Lúcio Avelar.

Na reunião reservada da CPI, os dois depoentes complicaram ainda mais a situação dos deputados Nilton Capixaba (PTB-RO) e João Caldas (PL-AL), respectivamente segundo e quarto-secretários da Câmara.

Jungmann defendeu que eles sejam imediatamente afastados dos cargos. "Ficou muito evidenciada a participação dos membros da Mesa. A CPI precisa tomar uma posição. Vamos assegurar o amplo direito de defesa, mas não vamos pactuar com isso", afirmou.

Eleições

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) defendeu hoje que os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) tenham acesso à lista dos parlamentares investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por suposta participação na máfia das ambulâncias.

Segundo ele, esses parlamentares que pretendem disputar um novo mandato devem ter o registro cassado se ficar comprovada a participação deles no esquema. "Os TREs deveriam receber a relação e ficar atentos para cortar as candidaturas de quem tiver comprovadamente envolvido em qualquer tipo de irregularidade", defendeu.
 
 
 
Folha Online

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA