Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Sanesul tem trabalho premiado em seminário internacional

8 Dez 2004 - 15h47
O projeto de Mobilização Comunitária e Educação em Saúde, desenvolvido pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), foi premiado durante o II Seminário Internacional de Engenharia e Saúde Pública, que aconteceu em Goiânia (GO).

Segundo a coordenadora do projeto, assistente social Elizabeth Pentagna Bruno, o prêmio foi conferido ao trabalho que a equipe de Mobilização Comunitária realizou durante a implantação do sistema condominial de esgotamento sanitário na cidade de Porto Murtinho, em 2001. “Foram nove meses de trabalho, a equipe – formada por cerca de dez pessoas, entre assistentes sociais, psicólogos e pedagogos - acompanhou a execução das obras do início ao fim, informando aos moradores sobre cada etapa”, salienta. Ela conta que em Porto Murtinho está sendo realizada uma segunda fase do projeto – esta , com duração de 14 meses.

Elizabeth Bruno diz que as atividades desenvolvidas pela Mobilização Comunitária têm o objetivo de esclarecer a população sobre as obras que a Sanesul está executando. “Cabe à nossa equipe explicar aos moradores os direitos e os deveres em relação à obra, os cuidados com a manutenção da rede de abastecimento de água ou coletora de esgoto, e os valores que serão cobrados”, salienta Elizabeth Bruno.

De acordo com a assistente social, o projeto realiza um trabalho de conscientização. “Nós visitamos os bairros, que serão beneficiados pelas obras de saneamento básico, e esclarecemos, através de reuniões, sobre a importância de ligar a residência à rede coletora de esgoto”, afirma.

Elizabeth Bruno destaca que a Sanesul também desenvolve atividades pedagógicas sobre Educação Ambiental nas escolas próximas à região onde está sendo executada as obras. O período de trabalho nas escolas varia de sete a quinze dias. “No momento, a equipe de Mobilização Comunitária está trabalhando em 11 cidades de Mato Grosso do Sul”, informa.

Segundo do diretor-presidente da Sanesul, Antônio Carlos Navarrete, o projeto de Mobilização Comunitária e Educação em Saúde já foi premiado outras vezes. “Ano passado, por exemplo, essa iniciativa da empresa foi escolhida pela Caixa Econômica Federal como uma das 100 melhores práticas do Brasil”, ressalta.
 
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada