Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Saiba quais são os três motivos que podem levar a Câmara a cassar o mandato de Bernal

20 Set 2013 - 13h00Por Mídia Max

A CPI do Calote entregou o relatório com várias acusações contra o prefeito Alcides Bernal (PP), mas muitas delas serão encaminhadas para os ministérios, Público e Federal, Tribunal de Justiça e Controladoria Geral da União (CGU). Caberá a Câmara julgar o prefeito por apenas três itens, conforme preconiza o decreto 201, de 1967, onde é delimitado as infrações político-administrativas dos prefeitos sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Segundo relatório da CPI, neste caso, são três os motivos que podem levar a cassação do prefeito via Câmara. A primeira infração denunciada seria o item três do decreto, que pune quem “Desatender, sem motivo justo, as convocações ou os pedidos de informações da Câmara, quando feitos a tempo e em forma regular”. Neste caso, o relator da CPI, Elizeu Dionízio (PSL), explica que o prefeito infringiu duas vezes:

“Tem os requerimentos da Câmara, que ele nunca respondeu em dia e alguns até agora não respondeu. Isso é crime de improbidade administrativa. Há também os documentos que deixou de responder na CPI. É o órgão legislativo que fiscaliza ele. Nós estávamos em uma comissão criada para esta fiscalização mais apurada e ainda sim não tivemos resposta”, detalhou.

No entendimento da CPI do Calote, o prefeito também cometeu crime político-administrativo quando praticou “contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitiu-se na sua prática”. Na avaliação dos vereadores, o prefeito pode ser condenado neste item pelo não pagamento dos fornecedores.

“Hoje amanhecemos com a informação de que a Solurb vai parar de coletar lixo. Ele deixa de pagar sem justificativa legal, com desculpa para não pagar. A conta, no final, quem paga é a população. Ele pode ser condenado quando se omite em pagar ou faz ato irregular igual a inversão da ordem cronológica”, justificou Elizeu.

Se julgar pertinente, a Câmara também pode abrir comissão processante, segundo relator, porque o prefeito desrespeitou a lei ao “omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura”. Neste caso, segundo Elizeu, a condenação justifica-se nas compras feitas de maneira irregular pela prefeitura.

“Quando tem condição de comprar gás por um valor e deixa para beneficiar uma empresa que quer e paga valor muito maior. Deixa de comprar comida no valor mais barato e em três itens gasta R$ 495 mil a mais”, denunciou.

Trâmite

Segundo Decreto 201, qualquer eleitor ou vereador pode solicitar a abertura de uma comissão processante. Da posse da denúncia, o presidente da Câmara, na primeira sessão, determinará sua leitura e consultará a Câmara sobre o seu recebimento. Decidido o recebimento, pelo voto da maioria dos presentes, na mesma sessão será constituída a Comissão processante, com três Vereadores sorteados entre os desimpedidos, os quais elegerão, desde logo, o Presidente e o Relator.

Escolhidos os integrantes, os trabalhos serão iniciados em cinco dias, notificando o denunciado, com a remessa de cópia da denúncia e documentos que a instruírem, para que, no prazo de dez dias, apresente defesa prévia, por escrito, indique as provas que pretender produzir e arrole testemunhas, até o máximo de dez.

Decorrido o prazo de defesa, a Comissão processante emitirá parecer em cinco dias, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia, o qual, neste caso, será submetido ao Plenário. Se a Comissão opinar pelo prosseguimento, o presidente designará o início da instrução, diligências e audiências que se fizerem necessários, para o depoimento do denunciado e inquirição das testemunhas.

Pelo regimento, o denunciado deverá ser intimado de todos os atos do processo, pessoalmente, ou na pessoa de seu procurador, com a antecedência, pelo menos, de vinte e quatro horas, com permissão para assistir as diligências e audiências, bem como formular perguntas e reperguntas às testemunhas e requerer o que for de interesse da defesa.

Concluída a instrução, o denunciado terá cinco dias para apresentar razões escritas, para que a comissão emita o parecer final, seja pela procedência ou improcedência da acusação, solicitando ao presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento. Na sessão de julgamento o processo será lido integralmente e, a seguir, os vereadores poderão se manifestar pelo tempo máximo de quinze minutos cada um. Nesta sessão o prefeito ou o procurador terá direito a defesa oral por duas horas.

Concluída a defesa, a Câmara faz votação nominal, onde o prefeito pode ser cassado se tiver dois terços dos votos favoráveis ao afastamento, no caso da Câmara de Campo Grande, 20 votos. Concluído o julgamento, o presidente da Câmara proclamará imediatamente o resultado e fará lavrar ata que consigne a votação nominal sobre cada infração, e, se houver condenação, expedirá o c decreto legislativo de cassação do mandato de Prefeito. Se o resultado da votação for absolutório, o presidente determinará o arquivamento do processo. Todo o trâmite deve durar 90 dias, contados da data em que se efetivar a notificação do acusado. Transcorrido o prazo sem o julgamento, o processo será arquivado, sem prejuízo de nova denúncia, ainda que sobre os mesmos fatos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação