Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Safra recorde de algodão não tranquiliza indústria têxtil nacional

17 Mar 2011 - 05h40Por Agência Brasil

A estimativa de safra recorde de algodão não é motivo de alegria para a indústria têxtil nacional. A previsão de colher 1,95 milhão de toneladas (dados do Instituto Brasileiro de Algodão - IBA) não tranquiliza o setor que até a chegada da nova safra, em junho, vai ter que trabalhar com um suprimento “muito curto” e com o preço elevado, “jamais visto na história da indústria têxtil”, disse o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel.

De acordo com o IBA, a expansão do preço foi de 300% no mercado interno. O algodão estava em torno de US$ 0,70 por libra peso (unidade para medir a fibra, equivalente a 435 gramas), no começo de 2010 e, agora, está em US$ 2,40 por libra peso.

O diretor superintendente da Abit defende a criação de instrumentos que priorizem o abastecimento do setor têxtil para que não volte a sofrer com a falta do algodão. “O que nós temos de ter muita clareza é que, dentro das leis de mercado, a indústria brasileira tenha o seu abastecimento garantido, não só no início desta safra como também no ano que vem, no período de entressafra, que vai de janeiro/fevereiro até maio/junho”, disse Pimentel.

Para o presidente do IBA, Haroldo Cunha, a crise atual é resultado dos problemas ocorridos na última safra. A redução da área plantada foi agravada por problemas climáticos que quebraram a produtividade, disse. “A gente deixou de produzir 200 mil toneladas no ano passado. Isso gerou um desabastecimento maior na indústria”.

Cunha descartou, no entanto, a possibilidade de faltar algodão para a indústria nacional este ano. Segundo ele, da safra 2010/2011, de 1,95 milhão de toneladas, 1,2 milhão foram negociadas antecipadamente. Mas, segundo ele, isso não significa que seja tudo para a exportação. “A venda antecipada normalmente quem faz são as tradings [empresas internacionais], mas muitas delas colocam algodão também no mercado interno”.

De acordo com o presidente do IBA, o panorama para a indústria vai se normalizar no início do segundo semestre. “Porque nós vamos ter uma safra muito grande”. O que vai ocorrer, afirmou, é que uma parte do algodão que está sem negociar até agora vai estar nas mãos de comerciantes. “Mas vai ser disponibilizado para o mercado interno, sem dúvida nenhuma”. Ele estimou que a exportação deverá abranger 700 mil toneladas do algodão relativo à safra 2010/2011. O restante, 1,2 milhão de toneladas, é suficiente para cobrir a necessidade da indústria, que gira em torno de 1 milhão de toneladas, disse.

O diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel, lembrou, porém, que mais uma dificuldade para o setor é a existência da venda do algodão atrelada a contratos flex, que têm cláusula que permite a mudança de destino. Os produtos negociados nesses contratos tanto podem ir para exportação como para atender o mercado nacional.

O gerente de Levantamento e Avaliação de Safra, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Bestetti, admite que os contratos flex não é uma boa opção para a indústria nacional em razão do preço, que está muito elevado. “Não serve para a indústria nacional porque, se mudar agora, vai mudar para um preço maior”.

Ele acha acertada a estratégia que vem sendo adotada por algumas indústrias nacionais de mudar a localização de suas instalações para atender a questões de logística de transporte. As instalações estão sendo transferidas para estados do Nordeste, como o Maranhão e Piauí, deslocando assim a atuação em Mato Grosso, que é o maior estado produtor, já “saturado”, disse Bestetti.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS