Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Safra de milho 2006-2007 tem 32 cultivares da Embrapa

31 Jul 2006 - 10h27

Para a safra 2006/2007, das 275 cultivares de milho que estão sendo comercializadas, 32 são da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Segundo o pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), investimento em tecnologia por parte dos produtores e a grande oferta de cultivares, do lado das empresas, são aspectos que têm demonstrado a dinâmica dos programas de melhoramento, apesar da crise enfrentada nas duas últimas safras.

“O setor tem apostado na evolução da cultura e o produtor conhece a relação entre o uso de sementes de qualidade e o aumento da produtividade”, analisa. Das 275 cultivares disponíveis, 43 estão sendo lançadas. “Destas, 31 são híbridos simples, o que demonstra que cada vez mais se investe em tecnologia, explorando a capacidade produtiva das áreas”, explica Cruz. Nesta categoria, a Embrapa contribui com três novos materiais: BRS 1015, BRS 1031 e BRS 1035 (veja as características de cada híbrido no final da matéria).

Em outra vertente, no mercado das variedades, onde se investe em menos tecnologia, característica das propriedades que utilizam mão de obra familiar, dos 31 materiais disponíveis 14 são da Embrapa. “A empresa está em sintonia com as tendências de mercado, atendendo tanto grandes produtores quanto quem possui menos recursos para investimentos na produção”, diz José Carlos. “Neste contexto o BR 106 é uma das variedades mais plantadas no Brasil”, completa. Lançado em 1985, o BR 106 vem sendo geneticamente melhorado a cada ano, através de ciclos de seleção, que proporcionam ganhos principalmente na produtividade de grãos.

Outra análise feita pelo pesquisador é a estabilidade na oferta de híbridos triplos e duplos disponíveis nas últimas safras. “Estes materiais atendem a produtores que utilizam sistemas de produção adequados às suas próprias necessidades, como agricultores da base agroecológica”, exemplifica José Carlos. No mercado das 275 cultivares disponíveis para a safra 2006/2007, 11 são de milhos especiais, sendo sete de cultivares de milho pipoca, duas de milho doce e duas cultivares para a indústria de amido.

Abaixo, veja as características dos novos híbridos da Embrapa, que serão apresentados de 27 a 31 de agosto durante o XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo em Belo Horizonte-MG.

BRS 1015 - Foi desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS). É o primeiro híbrido simples de milho lançado para a região Sul do país. É altamente produtivo competindo com os melhores híbridos simples disponíveis no mercado. O lançamento do BRS 1015 atende à demanda de longa data por parte dos parceiros da Embrapa Milho e Sorgo no que diz respeito à disponibilidade de um híbrido específico e competitivo para a região Sul.

BRS 1031 - Híbrido simples, precoce, com alta adaptação tanto em ambientes abaixo quanto acima de 700 metros. Apresenta boa sanidade e resistência ao acamamento e ao quebramento, além de alta produtividade e estabilidade. Possui grãos semi-duros e alaranjados.

BRS 103 - Híbrido simples, precoce, apresenta porte médio com alta adaptação tanto em ambientes abaixo quanto acima de 700 metros. Associa boa resistência ao acamamento com boa sanidade foliar e grãos semi-duros alaranjados.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos