Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Safra de cana começa com preços altos e muita chuva

2 Mar 2011 - 09h10Por Valor Econômico

Mesmo com chuva, a safra 2011/12 de cana-de-açúcar já começou para algumas usinas do Centro-Sul, que responde por 90% da moagem brasileira. Nesta semana, algumas unidades do Paraná, Estado conhecido por estrear a safra na região, iniciaram o processamento. A estimativa é de que até o fim deste mês, 14 das 30 unidades do Estado entrem em atividade, segundo a Associação Paranaense de Produtores de Bionergia.

Os preços elevados de açúcar e álcool estimulam a antecipação de moagem também por algumas usinas de São Paulo. Não há número oficial, mas o mercado prevê que mais de 20 usinas vão iniciar a safra ao longo de março. O número não deve interferir no mercado, pois é inexpressivo considerando que há 330 usinas no Centro-Sul.

A previsão climática, no entanto, não é muito animadora para o corte da cana este mês no Centro-Sul, segundo Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia. As frentes frias, que até agora estavam mais presentes no Sul do país, alcançam o Sudeste e provocam chuvas mais frequentes e com nebulosidade, prevê o especialista.

"Assim, a tendência é de que as chuvas de março fiquem um pouco acima da média", diz Etchichury. Para abril, as precipitações entram na incidência histórica, o que significa, segundo o meteorologista, que haverá mais chuva que em abril do ano passado, que foi mais seco do que o normal.

Mas, com os atuais preços de açúcar e etanol, o argumento do risco climático se enfraquece.

De acordo com dados da consultoria Datagro, ontem, quando o primeiro contrato na bolsa de Nova York fechou a 32,51 centavos de dólar por libra-peso, o açúcar de mercado interno estava remunerando o equivalente a 33,94 centavos de dólar por libra-peso, ante os 30,86 centavos de dólar de 25 de fevereiro de 2010 - quando o mesmo contrato em Nova York estava em 24,45 centavos de dólar.

Já os preços do álcool anidro fecharam ontem equivalendo a 23,08 centavos de dólar por libra-peso, ante os 19,91 centavos de dólar de 25 de fevereiro de 2010. O hidratado também está em vantagem neste ano e atingiu ontem o equivalente a 22,40 centavos de dólar por libra-peso, ante os 17,05 centavos de dólar de 25 de fevereiro de 2010, segundo a Datagro.

O contrato com vencimento em maio encerrou a segunda-feira com nova alta na bolsa de Nova York, a 29,45 centavos de dólar por libra-peso, uma valorização de 71 pontos.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa as unidades do Centro-Sul, não tem uma estimativa de quantas usinas da região vão antecipar a safra para março. Mas a entidade prevê que a maior parte das unidades vai começar a moagem entre 10 e 20 de abril. "No geral, a safra terá um atraso de 15 ou 20 dias", diz Antônio de Pádua Rodrigues, diretor-técnico da Unica.

O que ocorre é que há muita cana que foi cortada em 2010 e que ainda não se desenvolveu para o corte neste ano. Além disso, a disponibilidade de cana "bisada" - que ficou em pé da safra passada para esta - é muito inferior à da temporada 2010/11. Segundo a Datagro, serão 5 milhões de toneladas, ante as 46 milhões de toneladas da temporada 2010/11.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho