Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Safra 2010 pode ser a 2ª maior da história

8 Jan 2010 - 09h43Por Dourados Agora

 
A safra brasileira de grãos 2009/10 deve alcançar 141,35 milhões de toneladas, o que pode representar o segundo melhor resultado de todos os tempos no País. Isso é o que mostra o quarto levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciado ontem. O desempenho é 4,6% superior, ou 6,21 milhões de toneladas a mais, do que as 135,13 milhões de toneladas da temporada anterior. A maior colheita registrada até agora é de 144,1 milhões de toneladas, em 2007/08. Já em relação ao levantamento da Conab do mês anterior (140,60 milhões de toneladas), o crescimento é de 0,53%.
De acordo com os técnicos da Conab, a estimativa favorável pode ser atribuída às boas condições climáticas ocorridas durante o desenvolvimento dos grãos (algodão, arroz, feijão primeira safra, milho primeira safra e soja), nos meses de outubro a dezembro. Segundo a Conab, o plantio está praticamente concluído O aumento da produção é decorrência, principalmente, da recuperação das lavouras de milho primeira safra e da soja. Os técnicos explicam que essas culturas sofreram com a estiagem na safra passada, em particular nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
No caso específico da soja, a pesquisa confirma que a oleaginosa é a cultura que mais cresce no País, totalizando produção de 65,16 milhões de toneladas, 14% ou 7,99 milhões de toneladas a mais que as 57,17 milhões de toneladas produzidas em 2008/09. Conforme a Conab, se não houver alterações significativas no clima nos próximos meses, a produção de soja será recorde. Outra cultura que registra crescimento, mesmo com redução de área, é o feijão primeira safra. A produção está estimada em 1,456 milhão de toneladas, com aumento de 8,3% (111,1 mil de toneladas ante 2008/09), resultado da recuperação da produtividade prejudicada no ano passado pela estiagem, especialmente no Paraná.
Em contrapartida, a primeira safra de milho deve apresentar queda, para 32,347 milhões de toneladas, com redução de 3,9% (1,31 milhão de toneladas). A safra total de milho está estimada em 50,488 milhões de toneladas, queda de 1% ante o período anterior. A produção de algodão deve recuar 1,2% (ou 22 mil toneladas), para 1,869 milhão de toneladas. O arroz deve apresentar queda de 4,6% (ou 572,3 mil de toneladas) e a Conab observa que a semeadura do cereal ainda não foi finalizada no Rio Grande do Sul, por causa do excesso de chuvas. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, vai detalhar os resultados da pesquisa durante entrevista coletiva, em Brasília, a partir das 10h. (AE).

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego