Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Saddam Hussein levou 55 segundos para morrer

5 Jan 2007 - 07h52
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein morreu em pouco menos de um minuto desde que seu corpo foi solto, segundo o relatório médico preparado por um oficial de saúde iraquiano presente na execução, realizada em 30 de dezembro.

O documento, publicado ontem pela rede Al-Arabiya, explica que o ex-ditador iraquiano morreu por causa da ruptura das vértebras do pescoço e que passaram 55 segundo desde que o chão se abriu até sua morte, mesmo que seu corpo tenha permanecido pendurado durante cerca de 8 minutos.

Segundo um especialista da Jordânia, "Saddam Hussein foi enforcado a partir da técnica conhecida como inglesa: o condenado morre com a ruptura dos ossos de seu pescoço e não por asfixia", explicou o ex-promotor judicial de Amman, que durante anos esteve encarregado de controlar o correto funcionamento de diversas execuções por enforcamento.

"A execução foi realizada com a utilização de uma corda não fabricada no Iraque, mas no exterior por técnicos altamente especializados. Além disso, o tipo de palha seca usada para formar a corda, o modo como estavam trançados os fios, o tamanho do nó em torno do pescoço, a grande espessura do laço e sua posição não atrás do pescoço, mas de um lado da cabeça, confirmam a intenção de causar a morte não por asfixia", acrescentou o especialista.

Para o procurador "o enforcamento tradicional, com o qual pode-se permanecer agonizando até 25 minutos, é realizado com uma corda menos grossa, com um nó muito mais estreito em torno do pescoço e com um laço situado atrás da cabeça".

"O nó em torno do pescoço de Saddam Hussein estava frouxo, dando assim a possibilidade de a corda impulsionar o queixo para cima e romper as vértebras com o impacto".

"Antes de cada execução os técnicos encarregados de preparar o laço medem a altura do condenado, seu peso, sua pressão sanguínea e a distância que separa o pescoço do queixo", concluiu o procurador.

 

 

Bagdá

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'