Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sábado tem Cineclube UFGD pelo fim da violência contra as mulheres

27 Nov 2009 - 14h39Por Notícias.MS

O Cineclube UFGD entrou na programação municipal da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e exibe neste sábado (28), às 17h, os filmes “Viver sem violência: direito das mulheres do campo e da cidade” (propaganda do Governo Federal) e “A Hora da Estrela”, baseado na obra de Clarice Lispector. A sessão de cinema é gratuita e acontecerá no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

 

 A Hora da Estrela traz Macabéa, uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.

 

 Já no próximo sábado, 5 de dezembro, o Cineclube exibe o documentário “As mulheres e os Direitos Humanos: Um X na questão”, fornecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

 

 16 Dias de ativismo

 

A Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher é um movimento internacional que tem sua origem no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, que foi patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL), na Universidade de Rutgers, em 1991. 

 

As participantes escolheram a data, 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a finalidade de vincular de maneira simbólica a violência contras as mulheres com os direitos humanos.

 

Em Dourados a campanha vai acontecer entre o dia 20 de novembro e 11 de dezembro e é promovida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de diversas entidades.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA EM DOURADOS

 

No dia 20 de novembro aconteceu a abertura oficial com apresentação cultural na Aced, às 19h. No dia 23, a campanha será divulgada na imprensa. No dia 25, acontece panfletagem na área central de Dourados. 

 

No dia 26, às 8h, no CRAS da Reserva Indígena, foi divulgada a Lei Maria da Penha. No Dia 27, aniversário do Programa "Viva Mulher", estão programadas na sede do "Viva Mulher", palestras e café da manhã e distribuição de flores. 

 

Às 13h, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM), acontece seminário para a mulher servidora. No dia 28, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), será apresentado o filme: "Viver sem violência - Direitos das Mulheres no Campo e na Floresta".

 

No dia 1° de dezembro das 8h às 17h, será realizada no centro da cidade, uma ação do Programa DST/Aids, além de panfletagem. Às 14h, será realizado um mini seminário sobre "Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha", no CRAS da Vila Sulmat. 

 

No dia 2, às 7h, na Aced, durante a Roda Empresarial, haverá distribuição do laço branco. Às 13h, na unidade de saúde da Vila Índio, será realizada uma palestra sobre "Violência contra a Mulher". Também às 13h30, na Unidade de Saúde do Jardim Piratininga, acontece uma palestra sobre o mesmo tema. 

 

No dia 4, às 8h, na Usina São Fernando, acontece panfletagem e laço branco. No dia 5, na UFGD, haverá apresentação do filme: "As Mulheres e os Direitos Humanos - Um X na questão". No dia 9, às 13h30, no Cras do Parque do Lago II, acontece um mini seminário: "Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha". 

 

No dia 10, às 14h, no CRAS da Vila Cachoeirinha, haverá um mini seminário: Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha. E no dia 11, último dia da campanha, no CRAS do Jóquei Clube, acontece mini seminário, também abordando a violência sobre a mulher e a Lei Maria da Penha. 

 

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro