Menu
SADER_FULL
sábado, 4 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Sábado tem Cineclube UFGD pelo fim da violência contra as mulheres

27 Nov 2009 - 14h39Por Notícias.MS

O Cineclube UFGD entrou na programação municipal da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e exibe neste sábado (28), às 17h, os filmes “Viver sem violência: direito das mulheres do campo e da cidade” (propaganda do Governo Federal) e “A Hora da Estrela”, baseado na obra de Clarice Lispector. A sessão de cinema é gratuita e acontecerá no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

 

 A Hora da Estrela traz Macabéa, uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.

 

 Já no próximo sábado, 5 de dezembro, o Cineclube exibe o documentário “As mulheres e os Direitos Humanos: Um X na questão”, fornecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

 

 16 Dias de ativismo

 

A Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher é um movimento internacional que tem sua origem no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, que foi patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL), na Universidade de Rutgers, em 1991. 

 

As participantes escolheram a data, 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a finalidade de vincular de maneira simbólica a violência contras as mulheres com os direitos humanos.

 

Em Dourados a campanha vai acontecer entre o dia 20 de novembro e 11 de dezembro e é promovida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de diversas entidades.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA EM DOURADOS

 

No dia 20 de novembro aconteceu a abertura oficial com apresentação cultural na Aced, às 19h. No dia 23, a campanha será divulgada na imprensa. No dia 25, acontece panfletagem na área central de Dourados. 

 

No dia 26, às 8h, no CRAS da Reserva Indígena, foi divulgada a Lei Maria da Penha. No Dia 27, aniversário do Programa "Viva Mulher", estão programadas na sede do "Viva Mulher", palestras e café da manhã e distribuição de flores. 

 

Às 13h, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM), acontece seminário para a mulher servidora. No dia 28, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), será apresentado o filme: "Viver sem violência - Direitos das Mulheres no Campo e na Floresta".

 

No dia 1° de dezembro das 8h às 17h, será realizada no centro da cidade, uma ação do Programa DST/Aids, além de panfletagem. Às 14h, será realizado um mini seminário sobre "Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha", no CRAS da Vila Sulmat. 

 

No dia 2, às 7h, na Aced, durante a Roda Empresarial, haverá distribuição do laço branco. Às 13h, na unidade de saúde da Vila Índio, será realizada uma palestra sobre "Violência contra a Mulher". Também às 13h30, na Unidade de Saúde do Jardim Piratininga, acontece uma palestra sobre o mesmo tema. 

 

No dia 4, às 8h, na Usina São Fernando, acontece panfletagem e laço branco. No dia 5, na UFGD, haverá apresentação do filme: "As Mulheres e os Direitos Humanos - Um X na questão". No dia 9, às 13h30, no Cras do Parque do Lago II, acontece um mini seminário: "Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha". 

 

No dia 10, às 14h, no CRAS da Vila Cachoeirinha, haverá um mini seminário: Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha. E no dia 11, último dia da campanha, no CRAS do Jóquei Clube, acontece mini seminário, também abordando a violência sobre a mulher e a Lei Maria da Penha. 

 

 

 

 

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio