Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Rússia registra 3º caso de gripe aviária em 2007

4 Set 2007 - 14h14
 

A Rússia divulgou nesta terça-feira o terceiro surto do vírus H5N1 registrado no país neste ano após 410 aves morrerem em uma fazenda da região sul, mas o setor está preparado para enfrentar a doença.

Outras 414 aves foram sacrificadas e procedimentos rígidos de quarentena foram implementados em uma fazenda na região de Krasnodar por conta dos resultados positivos de testes que avaliaram a presença do vírus da gripe aviária nas aves mortas, afirmou o órgão russo de fiscalização sanitária para animais e plantas, Rosselkhoznadzor.

"É grave o suficiente para exigir medidas severas, incluindo a quarentena, para garantir que não haja disseminação", afirmou Alexei Alexeyenko, porta-voz da agência Rosselkhoznadzor. "Uma investigação está em andamento para determinar a fonte da infecção."

A variante H5N1 do vírus da gripe aviária é a mais contagiosa e foi responsável pelas mortes de aves na fazenda Lebyazhye-Chepiginskoye, localizada na mesma área em que foram encontradas aves domésticas mortas pela doença, em janeiro.

O segundo caso russo da gripe em 2007 aconteceu em fevereiro, quando diversos casos em cidades próximas a Moscou foram ligados ao mais conhecido mercado de animais da capital. A Rússia espera aumentar a produção de carne de aves em 16 por cento neste ano, para aproximadamente 1,8 milhão de toneladas, reduzindo a quantidade de importações no consumo doméstico.

Os produtores russos foram responsáveis por cerca de 53 por cento do consumo interno no ano passado. Dmitry Rylko, diretor-geral do Instituto para Estudos do Mercado Agrícola, disse que o tamanho da Rússia e a reação rápida do governo em casos de gripe aviária ofereciam aos criadores de aves proteção contra a doença.

"Estes casos se repetirão de tempos em tempos em diversas regiões do mundo, incluindo a Rússia", afirmou. "Na Rússia, a produção agrícola comercial em grande escala está bastante protegida (da gripe) por conta de boas medidas de quarentena e da baixa densidade da população de aves, mesmo no sul."

A maior produtora de aves da Rússia é a Cherkizovo, que no mês passado adquiriu a concorrente Chicken Kingdom por 143 milhões de dólares. A Rússia estimula um aumento na produção de aves em parte com a regulação das importações por meio de cotas de tarifas.

O volume de importações caiu 8,2 por cento no primeiro semestre de 2007, apesar dos preços altos elevarem o preço total para 419,1 milhões de dólares. Em agosto, a Rússia proibiu as importações de aves da Itália e da Alemanha após a descoberta de gripe aviária em fazendas dos dois países.

A doença infectou 320 pessoas, matando 193 delas, desde que surgiu novamente em Hong Kong, em 2003. A maior parte das mortes ocorreu na Ásia. A Rússia não registrou nenhum caso de humanos contaminados. A variedade H5N1 do vírus da gripe aviária é transmitido essencialmente entre aves.

A maior parte das ocorrências da doença em seres humanos remete a contato direto ou indireto com aves contaminadas. Especialistas temem que o vírus possa se modificar para uma forma que seja transmissível entre humanos.

 

Mìdia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or