Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Ruralistas temem prejuízos no escoamento da safra

12 Dez 2009 - 08h42Por Conjuntura

Produtores rurais da comunidade Bandeirantes, que fecharam ontem a MS-156, temem prejuizos no escoamento da safra. Os ruralistas querem a inclusão de uma rotatória de acesso a Bandeirantes, distrito de Itaporã, e pretendem acionar a Justiça para impedir a continuidade da obra de duplicação da rodovia que liga Dourados a Itaporã.

De acordo com o produtor rural José Carlos Mattos, mais de 50 famílias estão sendo prejudicadas com a decisão. Ele explica que sem a rotatória, o percurso dos agricultores no escoamento da safra é de 20 quilômetros a mais por dia, o que representa cerca de 30% de custos extras na produção.

O produtor rural Tetsuo Taguti conta que as famílias são responsáveis pelo abastecimento de feiras em Dourados e Itaporã. Segundo ele, a ida e vinda constante da cidade para o campo é uma realidade. “Com quilometragem maior, além de elevados gastos, se atrasa a produção.

Muitas vezes, peças de maquinários ficam parados à espera urgente de manutenção e quanto mais rápido se resolve o problema, menor a perda na lavoura”, exemplifica.

Elier Ferreira da Rocha conta que esta foi a única alternativa encontrada pelos ruralistas na tentativa de solucionar o problema. Segundo ele, além da rotatória, o ponto de ônibus que ficava no local foi arrancado, prejudicando a rotina diária de dezenas de estudantes.

“A situação é crítica. Numa rodovia extremamente movimentada, como uma mãe vai ficar no meio dela, sem proteção de sol e chuva, muitas vezes com o filho no colo, para esperar ônibus”, indaga.

Conforme ele, para construir a rotatória, a Agesul teria que adentrar em parte de uma área de um produtor rural, que não aceitou ceder o  território sem indenização e acionou a Justiça.

“O Estado poderia negociar melhor com o dono da terra e garantir a obra, que é de fundamental importância para as famílias de Dourados e Itaporã”.

 Outro lado

A Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), por meio da assessoria de imprensa, esclareceu que a rotatória foi retirada do projeto devido a uma ação judicial de um dos produtores.

A decisão foi tomada, segundo o Estado, porque é preciso “cumprir o cronograma de entrega da obra”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta