Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 22 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Ronaldinho tenta apagar imagem dos pentacampeões no Brasil

2 Fev 2011 - 16h23Por Folha Online

 

Dez anos após deixar o Grêmio e se transferir para o Paris Saint-German, Ronaldinho volta a atuar por um clube brasileiro. Nesta quarta-feira, o meia-atacante faz sua estreia pelo Flamengo contra o Nova Iguaçu, às 22h, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guaranabara --primeiro turno do Estadual do Rio.

Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, Ronaldinho retorna ao país tentando apagar a imagem deixada pelos jogadores pentacampeões mundiais pela seleção. Do elenco campeão em 2002, apenas Ronaldo teve sucesso imediato em seu retorno ao Brasil.

 

  Mauricio Val/Divulgação  
Ronaldinho treina sob chuva no Flamengo antes de estrear contra o Nova Iguaçu, nesta quarta
Ronaldinho treina sob chuva no Flamengo antes de estrear contra o Nova Iguaçu, nesta quarta, no Engenhão

Da equipe considerada titular do técnico Luiz Felipe Scolari, apenas o zagueiro Lúcio (Inter de Milão) e o volante Gilberto Silva (Olympiakos-GRE) ainda não retornaram para jogar no Brasil desde a Copa, além de Marcos, que atua pelo Palmeiras até hoje, e Cafu, que pendurou as chuteiras.

Do trio de zagueiros, Edmílson e Roque Júnior foram os que tiveram menos sorte.

Os dois jogadores acertaram com o Palmeiras, mas não tiveram vida longa no clube do Parque Antarctica. Edmílson foi contratado no início de 2009, mas um ano depois fez um acordo com a diretoria e voltou para a Europa. Já Roque Júnior chegou em setembro de 2008 e foi dispensado meses depois. O zagueiro ainda atuou de forma apagada pelo Ituano antes de encerrar a carreira.

Outro que não deixou uma boa imagem quando retornou ao Brasil foi o meia-atacante Rivaldo, que acertou com o Cruzeiro em 2004. No clube mineiro, o jogador atuou em apenas em 11 partidas e foi até vaiado pela torcida cruzeirense.

Após deixar o Cruzeiro, Rivaldo se transferiu para o Olympiakos e depois passou pelo AEK, ambos da Grécia. Ele ainda atuou no Bunyodkor, do Ubezquistão. No final do ano passado, ele anunciou que jogaria o Campeonato Paulista pelo Mogi Mirim, clube que preside. No entanto, acertou com o São Paulo e a sua estreia será nesta quinta-feira contra o Linense, no Morumbi.

Kléberson teve melhor sorte. Ele acertou com o Flamengo em 2007 e permaneceu no clube até o início deste ano, quando foi colocado à disposição por opção do técnico Vanderlei Luxemburgo. No período em que esteve no clube da Gávea, o jogador foi campeão brasileiro em 2009 e foi até convocado pelo técnico Dunga para a última Copa do Mundo.

Ronaldo e Roberto Carlos também tentam mudar a imagem dos pentacampeões no Brasil. O Fenômeno conduziu o time alvinegro aos títulos do Paulista e da Copa do Brasil em 2009, mas fracassou na luta pela inédita conquista da Libertadores e também do Brasileiro assim como Roberto Carlos, bem no ano do centenário do time paulista. No entanto, os dois ainda sonham com o título do torneio sul-americano nesta temporada

RESERVAS

Dos jogadores reservas que conquistaram o pentacampeonato mundial, apenas Kaká (Real Madrid) e Anderson Polga (Sporting-POR) ainda não voltaram a jogar no Brasil. O goleiro Dida também não retornou ao país, mas desde que encerrou o seu contrato com o Milan ainda não acertou com outro clube.

Belletti voltou no ano passado e foi campeão do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense. No entanto, o jogador amargou a reserva e pouco atuou.

Rogério Ceni permanece até hoje no São Paulo, enquanto Ricardinho está no Atlético-MG. Quando foi convocado para o Mundial-2002, o meia estava no Corinthians e na sequência se transferiu para o São Paulo. Ele também deixou o país para atuar na Europa. Já o lateral esquerdo Júnior disputou o último Brasileiro pelo Goiás, que foi rebaixado no campeonato, depois de deixar o Atlético-MG.

Vampeta, Luisão, Edilson, Denílson e Juninho Paulista encerraram a carreira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas