Dez anos após deixar o Grêmio e se transferir para o Paris Saint-German, Ronaldinho volta a atuar por um clube brasileiro. Nesta quarta-feira, o meia-atacante faz sua estreia pelo Flamengo contra o Nova Iguaçu, às 22h, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guaranabara --primeiro turno do Estadual do Rio.
Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, Ronaldinho retorna ao país tentando apagar a imagem deixada pelos jogadores pentacampeões mundiais pela seleção. Do elenco campeão em 2002, apenas Ronaldo teve sucesso imediato em seu retorno ao Brasil.
Mauricio Val/Divulgação | ||
![]() |
||
Ronaldinho treina sob chuva no Flamengo antes de estrear contra o Nova Iguaçu, nesta quarta, no Engenhão |
Da equipe considerada titular do técnico Luiz Felipe Scolari, apenas o zagueiro Lúcio (Inter de Milão) e o volante Gilberto Silva (Olympiakos-GRE) ainda não retornaram para jogar no Brasil desde a Copa, além de Marcos, que atua pelo Palmeiras até hoje, e Cafu, que pendurou as chuteiras.
Do trio de zagueiros, Edmílson e Roque Júnior foram os que tiveram menos sorte.
Os dois jogadores acertaram com o Palmeiras, mas não tiveram vida longa no clube do Parque Antarctica. Edmílson foi contratado no início de 2009, mas um ano depois fez um acordo com a diretoria e voltou para a Europa. Já Roque Júnior chegou em setembro de 2008 e foi dispensado meses depois. O zagueiro ainda atuou de forma apagada pelo Ituano antes de encerrar a carreira.
Outro que não deixou uma boa imagem quando retornou ao Brasil foi o meia-atacante Rivaldo, que acertou com o Cruzeiro em 2004. No clube mineiro, o jogador atuou em apenas em 11 partidas e foi até vaiado pela torcida cruzeirense.
Após deixar o Cruzeiro, Rivaldo se transferiu para o Olympiakos e depois passou pelo AEK, ambos da Grécia. Ele ainda atuou no Bunyodkor, do Ubezquistão. No final do ano passado, ele anunciou que jogaria o Campeonato Paulista pelo Mogi Mirim, clube que preside. No entanto, acertou com o São Paulo e a sua estreia será nesta quinta-feira contra o Linense, no Morumbi.
Kléberson teve melhor sorte. Ele acertou com o Flamengo em 2007 e permaneceu no clube até o início deste ano, quando foi colocado à disposição por opção do técnico Vanderlei Luxemburgo. No período em que esteve no clube da Gávea, o jogador foi campeão brasileiro em 2009 e foi até convocado pelo técnico Dunga para a última Copa do Mundo.
Ronaldo e Roberto Carlos também tentam mudar a imagem dos pentacampeões no Brasil. O Fenômeno conduziu o time alvinegro aos títulos do Paulista e da Copa do Brasil em 2009, mas fracassou na luta pela inédita conquista da Libertadores e também do Brasileiro assim como Roberto Carlos, bem no ano do centenário do time paulista. No entanto, os dois ainda sonham com o título do torneio sul-americano nesta temporada
RESERVAS
Dos jogadores reservas que conquistaram o pentacampeonato mundial, apenas Kaká (Real Madrid) e Anderson Polga (Sporting-POR) ainda não voltaram a jogar no Brasil. O goleiro Dida também não retornou ao país, mas desde que encerrou o seu contrato com o Milan ainda não acertou com outro clube.
Belletti voltou no ano passado e foi campeão do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense. No entanto, o jogador amargou a reserva e pouco atuou.
Rogério Ceni permanece até hoje no São Paulo, enquanto Ricardinho está no Atlético-MG. Quando foi convocado para o Mundial-2002, o meia estava no Corinthians e na sequência se transferiu para o São Paulo. Ele também deixou o país para atuar na Europa. Já o lateral esquerdo Júnior disputou o último Brasileiro pelo Goiás, que foi rebaixado no campeonato, depois de deixar o Atlético-MG.
Vampeta, Luisão, Edilson, Denílson e Juninho Paulista encerraram a carreira.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama
