Menu
BANNER IMPRESSORAS
quarta, 17 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água

30 Out 2010 - 10h24Por Folha Online
O robô Spirit, atolado na superfície de Marte desde o ano passado, encontrou evidências de que água penetrou no subsolo do planeta.

Enviado a Marte em 2004, o robô teve uma de suas rodas quebradas em 2006. Três anos depois, a roda dianteira do lado esquerdo também estragou e o robô afundou no terreno. Mesmo assim, Spirit continuou colaborando com os pesquisadores.

O robô da Nasa passou a revolver areia e a expor camadas do solo de Marte, e os cientistas começaram a estudar esse material com mais atenção.

A infiltração de água no subsolo pode ter ocorrido durante uma mudança climática na época em que o eixo de Marte era mais inclinado --o eixo do planeta muda entre centenas ou milhares de anos.

Os pesquisadores acreditam que a água possa ter escorrido pela areia carregando minerais solúveis para um nível mais profundo do que o dos menos solúveis.

Entre os minerais relativamente insolúveis encontrados próximos à superfície estão hematita, sílica e gipsita. Sulfatos férricos, que são mais solúveis, parecem ter sido dissolvidos e carregados pela água para baixo. A importância dessa descoberta é que nenhum desses materiais costuma estar exposto na superfície, que é coberta por areia e pó.

O robô atolado trabalhou até março deste ano, quando suas energias acabaram. Spirit não conseguiu posicionar seus painéis solares virados para o Sol durante o inverno marciano, como havia feito anteriormente. Ficou sem energia e está hibernando desde então.

Spirit passou por temperaturas negativas que ainda não havia enfrentado e talvez não acorde durante a primavera de Marte, que começa no próximo mês. Caso sobreviva, continuará participando de estudos que não necessitem de suas rodas.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito
HOMOFOBIA
Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia
VANDALISMO
Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'
FEIRA DO ARTESANATO
Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza
MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista