Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 16 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Roberto Jefferson se emociona com discurso de Collor

16 Mar 2007 - 15h05

O presidente do PTB, deputado cassado Roberto Jefferson (RJ), acompanhou hoje do plenário do Senado Federal o longo discurso do ex-presidente Fernando Collor de Mello sobre o processo de impeachment. Jefferson liderou a chamada "tropa de choque" do ex-presidente e foi um dos poucos parlamentares a declarar publicamente o seu voto contrário à cassação de Collor.

Emocionado, Jefferson chegou às lágrimas em partes do discurso. Na opinião do ex-deputado, Collor conseguiu resgatar o episódio do impeachment sem mágoas ou acusações. "Não há ressentimento no tom nem nas suas palavras. Ele quer enterrar um capítulo triste de sua vida e crescer com serenidade", afirmou.

Jefferson perdeu o mandato em setembro de 2005, depois de denunciar a existência do esquema do mensalão. O ex-deputado foi acusado pelo Conselho de Ética da Câmara de quebrar o decoro parlamentar ao fazer acusações sem provas e ao admitir a prática de crimes como o tráfico de influências em empresas estatais.

Ele disse não ter ressentimentos dos que foram responsáveis pela sua cassação. "Passado é passado, você não pode viver com olhos nas costas. A lição que eu recolho [de Collor] é construir sem ressentimentos", disse.

Elogios – O desabafo de Collor sobre o impeachment já dura quase três horas no plenário do Senado. O ex-presidente lê um discurso de 99 páginas para apresentar sua versão sobre o processo que resultou na perda de seus direitos políticos. Diversos senadores interromperam o discurso do ex-presidente para elogiar sua postura de enfrentar as críticas quase 15 anos depois de ser afastado da Presidência da República.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a Casa deve respeitar o ex-presidente independentemente de seu histórico político. "É a versão de quem viveu como protagonista de um episódio delicado. Ele caiu seja por acusações graves seja porque não fez tudo o que estava ao seu alcance para se defender", disse.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse que Collor tentou, no longo discurso, mostrar que existiu uma "armação" para a perda de seus direitos políticos. "Eu não vou colaborar para esse julgamento. Mas reconheço que o Supremo Tribunal Federal o absolveu e o povo de Alagoas lhe mandou para cá. Tenho a expectativa de que o Brasil possa não ver repetidos aqueles acontecimentos", disse o senador.

Em diversos trechos do discurso, Collor alegou inocência e se disse injustiçado com a perda do mandato. "Declaro a minha absoluta inocência ante as imputações que, ao longo de todo o processo, me foram feitas, sem consistência, sem comprovação e sem nenhum fundamento. Fui afastado na suposição --e tão somente na suposição-- de que as acusações que me fizeram fossem verdadeiras', afirmou. O senador usou palavras como "arbítrio", "prepotência", "grande farsa" e "falsidade" para se referir ao episódio do impeachment.

Folha Online

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Brasileira foi levada para a 12ª Delegacia de Mulher; Foto: Polícia Nacional
Brasileira é presa após agredir gestante com pedradas na fronteira
Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Fachada da Receita Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita Federal ajusta regras do Pix sem criação de novos tributos

Mais Lidas

Policial
Morrem duas grandes personalidades conhecidas, na 'curva da morte', na BR 060
FOTO: FACEBOOK / SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Helio Soares, família CCB de luto
Prefeito Cleber Dias, de Vicentina - FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA NA LISTA
Vicentina terá mais de R$ 3 milhões para recapeamento de diversas ruas, prefeito comemora
Policial
Tragédia em Brasilândia: Quatro membros de uma família perdem a vida em acidente fatal
PLANTÃO POLICIAL - CRIME
Veterinário e peão são mortos a facadas durante discussão em fazenda