Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Roberto Jefferson estimula candidatura própria ao governo do bloco PTB

11 Dez 2009 - 13h37Por Mídia Max

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, fez um apelo à candidatura própria ao governo do Estado pelo bloco formado por seu partido, mais o PV e o PCdoB. Acha que o atual governador, André Puccinelli (PMDB) e o ex-governador Zeca do PT nada mais têm a oferecer e o nome do bloco seria a novidade que falta no caldeirão político do Estado.

Roberto Jefferson reuniu a imprensa para entrevista no hotel Jandaia, em Campo Grande. Estiveram no local o vereador Marcelo Bluma, do PV, o presidente do PCdoB, Moacir de Abreu e Mariano Cabreira, que era do PT e se filiou recentemente ao PCdoB.

Dos nomes citados por Roberto Jefferson como alternativa ao governo do Estado, o que mais se desponta é do pecuarista Zelito Ribeiro, de Aquidauana, exatamente o candidato a vice que o ex-governador Zeca tem sondado. Também foram ventilados os nomes do empresário Antonio João Hugo Rodrigues, sua esposa Márcia e do empresário Sinval Martins.

Além de articular um nome para disputar o governo do Estado, Roberto Jefferson também sugeriu candidatura ao Senado pelo bloco. O petebista Waldenir Machado, ex-deputado estadual por Dourados, é uma das opções.

Aliança com o PT ou o PMDB é difícil de acontecer, e Roberto Jefferson explica por quais motivos. Segundo ele, o governador é “uma pessoa que impõe”, tornando complicada uma negociação. Já a rejeição a Zeca tem razões econômicas. O ex-governador teria dificuldade de conseguir financiamento para campanha. “Nenhum empresário vai querer ajudar o Zeca por medo de André. Ele terá que fazer caixa dois”, ponderou.

O ex-governador também não poderia contar com apoio da cúpula nacional do partido, que prefere a neutralidade no Estado para não se indispor com o governador André Puccinelli, do aliado PMDB, raciocinou Roberto Jefferson. Por esses motivos ele acha inviável uma aliança do bloco com o PT.

Santa Marina

Na esfera nacional o PTB ainda não se definiu, mas Roberto Jefferson sinalizou que prefere apoiar a senadora Marina Silva, do PV. Pivô do pior escândalo de corrupção da República, que o levou à cassação e derrubou o homem forte do primeiro governo Lula, o ex-ministro e também deputado cassado José Dirceu, Roberto Jefferson vê em Marina Silva uma “figura monástica” que daria a resposta ansiada pelo eleitor contra os corruptos.

“Aquele físico flagelado tem uma alma robusta, representa o povo que padece e não quer mais corrupção”, disse o petebista, que vê em Marina “a ruptura” do que existe hoje na política. “Parece uma santa”, completou.

Coube ao vereador Marcelo Bluma explicar em que bases se firma o bloco formado por partidos com ideais e histórico tão distintos. Bluma não pensa assim, vê muitas semelhanças no PTB, no PV e no PCdoB. A começar pelo fato de que nenhum tem deputado. Assim fica mais fácil acomodar as pretensões políticas.

Por fim, o vereador costura elos entre o trabalhismo do PTB, o socialismo do PCdoB e a militância ecológica dos verdes, e percebe que as causas são parecidas. Vendo por esse ângulo, Bluma conclui que o bloco “não é uma sopa de letrinhas”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego