Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Roberto Jefferson estimula candidatura própria ao governo do bloco PTB

11 Dez 2009 - 13h37Por Mídia Max

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, fez um apelo à candidatura própria ao governo do Estado pelo bloco formado por seu partido, mais o PV e o PCdoB. Acha que o atual governador, André Puccinelli (PMDB) e o ex-governador Zeca do PT nada mais têm a oferecer e o nome do bloco seria a novidade que falta no caldeirão político do Estado.

Roberto Jefferson reuniu a imprensa para entrevista no hotel Jandaia, em Campo Grande. Estiveram no local o vereador Marcelo Bluma, do PV, o presidente do PCdoB, Moacir de Abreu e Mariano Cabreira, que era do PT e se filiou recentemente ao PCdoB.

Dos nomes citados por Roberto Jefferson como alternativa ao governo do Estado, o que mais se desponta é do pecuarista Zelito Ribeiro, de Aquidauana, exatamente o candidato a vice que o ex-governador Zeca tem sondado. Também foram ventilados os nomes do empresário Antonio João Hugo Rodrigues, sua esposa Márcia e do empresário Sinval Martins.

Além de articular um nome para disputar o governo do Estado, Roberto Jefferson também sugeriu candidatura ao Senado pelo bloco. O petebista Waldenir Machado, ex-deputado estadual por Dourados, é uma das opções.

Aliança com o PT ou o PMDB é difícil de acontecer, e Roberto Jefferson explica por quais motivos. Segundo ele, o governador é “uma pessoa que impõe”, tornando complicada uma negociação. Já a rejeição a Zeca tem razões econômicas. O ex-governador teria dificuldade de conseguir financiamento para campanha. “Nenhum empresário vai querer ajudar o Zeca por medo de André. Ele terá que fazer caixa dois”, ponderou.

O ex-governador também não poderia contar com apoio da cúpula nacional do partido, que prefere a neutralidade no Estado para não se indispor com o governador André Puccinelli, do aliado PMDB, raciocinou Roberto Jefferson. Por esses motivos ele acha inviável uma aliança do bloco com o PT.

Santa Marina

Na esfera nacional o PTB ainda não se definiu, mas Roberto Jefferson sinalizou que prefere apoiar a senadora Marina Silva, do PV. Pivô do pior escândalo de corrupção da República, que o levou à cassação e derrubou o homem forte do primeiro governo Lula, o ex-ministro e também deputado cassado José Dirceu, Roberto Jefferson vê em Marina Silva uma “figura monástica” que daria a resposta ansiada pelo eleitor contra os corruptos.

“Aquele físico flagelado tem uma alma robusta, representa o povo que padece e não quer mais corrupção”, disse o petebista, que vê em Marina “a ruptura” do que existe hoje na política. “Parece uma santa”, completou.

Coube ao vereador Marcelo Bluma explicar em que bases se firma o bloco formado por partidos com ideais e histórico tão distintos. Bluma não pensa assim, vê muitas semelhanças no PTB, no PV e no PCdoB. A começar pelo fato de que nenhum tem deputado. Assim fica mais fácil acomodar as pretensões políticas.

Por fim, o vereador costura elos entre o trabalhismo do PTB, o socialismo do PCdoB e a militância ecológica dos verdes, e percebe que as causas são parecidas. Vendo por esse ângulo, Bluma conclui que o bloco “não é uma sopa de letrinhas”.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS