A Embrapa Pantanal acaba de realizar a segunda previsão de cheia para o rio Paraguai em 2011. De acordo com o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), projeta-se cheia anual entre 4 e 5 metros, ao redor de 4,5 metros.
O Modelad é um programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai que tem como base as informações da régua centenária de Ladário, cedidas pela Marinha do Brasil.
O pesquisador responsável pelas previsões, Ivan Bergier, estima que se persistir o padrão de chuva verificado em janeiro e fevereiro, a cheia pode superar os 5 metros.
No ano passado a região do Pantanal passou por uma estiagem prolongada, tendo o pico da cheia de 4,36 metros em 22 de junho. Já o nível mínimo registrado no rio Paraguai, atingido no início de novembro, permaneceu em 1 metro até meados de janeiro. Há pelo menos 11 anos que o rio não ficava estável em seu nível mínimo por um período tão longo.
No dia 31 de março a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgará nova previsão de cheia do rio Paraguai. Quanto mais próxima do pico de cheia, maior a confiabilidade da previsão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
