Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Rio Paraguai avança e deixa ribeirinhos ilhados na região de Corumbá

30 Mar 2011 - 13h53Por Diário Online

Com o nível do rio Paraguai praticamente 1 metro acima do esperado para a época - segundo números da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - e a cheia avançando no Pantanal, os primeiros prejuízos sociais começam a aparecer. Na região do Porto Morrinho - distante cerca de 70 quilômetros da área urbana de Corumbá - grande parte da população ribeirinha teve as casas invadidas pelas águas. A maioria foi obrigada a deixar os imóveis.

A situação é bastante difícil para as famílias ribeirinhas. Muitas delas contaram com o apoio de uma empresária de uma pousada daquela localidade, que garantiu estadia até que o nível das águas baixe para que possam retornar às casas, construídas às margens do rio Paraguai. Outras buscaram a casa de parentes, na área urbana de Corumbá. Há ainda os que passam por uma situação que pode ser considerada dramática - para dizer o mínimo - e sem ter para onde ir, buscaram refúgio no prédio abandonado de um antigo hotel.

Além de desabrigar e desalojar os ribeirinhos, a cheia, que segundo eles "veio rápida", trouxe também prejuízos financeiros para aquelas famílias. Habituados a complementar a renda - proveniente em sua maioria da atividade pesqueira - com a venda de frutas e legumes que cultivam nos quintais de casa, agora, plantações de mandioca; limão e caju, por exemplo, estão embaixo d'água. A própria pesca está "difícil", argumentam.

Pescador profissional, Braz Alves disse a este Diário que, ao longo da vida, enfrentou as principais cheias do Pantanal no último século e não se lembra de ter visto nada como a enchente deste ano. "Passei por todas essas cheias de 1974; 1988 e 1995, mas foram diferentes dessa de agora, elas não foram tão rápidas. Nas outras se perdeu muito porque não acreditavam que ela [a cheia] viria porque foi devagar. Agora essa foi de uma vez só e chegou numa semana, afundou tudo", afirmou o pescador.

Morador no Porto Morrinho desde 1992, Braz contou que nunca passou por uma situação a que vive atualmente. A água do rio Paraguai está a poucos centímetros de entrar em sua casa e tudo o que planta já se perdeu. "Já vi muita enchente no Pantanal, mas rápida como essa não. Veio de repente e tomando tudo, nunca vi uma coisa dessas. A água ainda não entrou em casa, mas está bem perto. Planto mandioca; manga; caju e perdi tudo. O que eu precisava agora era de um lugar para sair e voltar assim que essa água toda passar, porque está muito difícil", afirmou.

A cena se repete ao longo da margem esquerda do rio. A casa de Antônia Pedrosa da Silva está com água batendo na porta e para circular fora do imóvel só usando canoa, guiada pelo jovem Antônio, de 8 anos. O quintal da casa praticamente se uniu ao rio e peixes cruzando o terreno já pode ser considerado normal. Dentro de casa oito pessoas, entre adultos e crianças. "A água veio rápido e não deu tempo de nada. Plantamos mandioca; melancia e abóbora e a gente perdeu tudo. Estamos lutando. Precisamos de uns remédios; água pra beber e mantimentos", contou. Ela disse que as crianças seguem estudando e para ir à escola, diariamente, atravessam o rio de barco para o Porto Morrinho e, dali, pegam o ônibus escolar.

Mais a frente o cenário é semelhante. Jeanine Santiago dos Santos, que mora com o marido e os dois filhos levantou os móveis que tem em casa para evitar maiores perdas. A água a deixou praticamente ilhada. Chegar até onde ela mora, só de barco ou canoa a remo. "De repente começou a subir água e não deu tempo de salvar nada. Aqui dentro levantamos tudo o que a gente podia. Ainda não entrou muita água, mas está subindo", disse ela ao lado do filho mais novo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS