Menu
SADER_FULL
terça, 22 de junho de 2021
Busca
Brasil

Rio Amambai agoniza em meio a poluição em Naviraí

9 Dez 2009 - 09h05Por Diário MS
Durante breve passeio de trabalho no rio Amambai, nas proximidades da ponte da BR-163, a 7 quilômetros de Naviraí, a reportagem registrou uma tragédia irreparável ao meio ambiente: a destruição do rio Amambai pela ação direta e irresponsável do homem.

A vistoria foi liderada pelos vereadores, Vanderlei Chagas (PR) e Gean Carlos Volpato (PMDB). O primeiro grave problema verificado “in loco” foi o assustador assoreamento, com dejetos industriais sendo jogados ao leito do rio sem nenhuma preocupação. Um limo vem impregnando as encostas, matando a vegetação, criando uma crosta escura, diminuindo o oxigênio da água, culminando com a fermentação dos resíduos industriais no fundo do rio.

A poluição está ocorrendo tanto por ação das indústrias como pela ação direta da população que está jogando lixo em local inadequado, e que vem chegando até o leito do rio. A sujeira geral é assustadora e vergonhosa. Alguns industriais e membros da sociedade apresentam a inaceitável justificativa de que este seria o preço que todos pagam pelo desenvolvimento industrial e urbano de Naviraí.

Os fatos verificados pela reportagem foram registrados em fotos e filmagens que servirão de base para uma ação dos vereadores na Câmara Municipal. “Com este material em mãos, vamos convocar a sociedade para discutir e encontrar solução para os problemas que identificamos”, anunciam Vanderlei e Gean.

Os vereadores antecipam que vão entrar com requerimento visando a realização de um trabalho de limpeza do leito do rio, com retirada de todo o lixo, garrafas e materiais que estão flutuando às margens do rio Amambai. “Outro trabalho imprescindível será a realização de uma visita visitar a todas as indústrias que estão poluindo o rio, principalmente a Usinavi, que continua despejando líquidos danosos no Amambai, causando enormes prejuízos ao meio ambiente e ao ecossistema”.

Após a visita ao rio Amambai Vanderlei e Gean procuraram a Promotoria de Justiça e Meio Ambiente para denunciar a poluição e iniciar ações para combater o assoreamento. “Não podemos deixar continuar como está, porque estão matando o rio Amambaí”, apontam Vanderlei Chagas e Gean Volpato.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América