Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Rio Amambai agoniza em meio a poluição em Naviraí

9 Dez 2009 - 09h05Por Diário MS
Durante breve passeio de trabalho no rio Amambai, nas proximidades da ponte da BR-163, a 7 quilômetros de Naviraí, a reportagem registrou uma tragédia irreparável ao meio ambiente: a destruição do rio Amambai pela ação direta e irresponsável do homem.

A vistoria foi liderada pelos vereadores, Vanderlei Chagas (PR) e Gean Carlos Volpato (PMDB). O primeiro grave problema verificado “in loco” foi o assustador assoreamento, com dejetos industriais sendo jogados ao leito do rio sem nenhuma preocupação. Um limo vem impregnando as encostas, matando a vegetação, criando uma crosta escura, diminuindo o oxigênio da água, culminando com a fermentação dos resíduos industriais no fundo do rio.

A poluição está ocorrendo tanto por ação das indústrias como pela ação direta da população que está jogando lixo em local inadequado, e que vem chegando até o leito do rio. A sujeira geral é assustadora e vergonhosa. Alguns industriais e membros da sociedade apresentam a inaceitável justificativa de que este seria o preço que todos pagam pelo desenvolvimento industrial e urbano de Naviraí.

Os fatos verificados pela reportagem foram registrados em fotos e filmagens que servirão de base para uma ação dos vereadores na Câmara Municipal. “Com este material em mãos, vamos convocar a sociedade para discutir e encontrar solução para os problemas que identificamos”, anunciam Vanderlei e Gean.

Os vereadores antecipam que vão entrar com requerimento visando a realização de um trabalho de limpeza do leito do rio, com retirada de todo o lixo, garrafas e materiais que estão flutuando às margens do rio Amambai. “Outro trabalho imprescindível será a realização de uma visita visitar a todas as indústrias que estão poluindo o rio, principalmente a Usinavi, que continua despejando líquidos danosos no Amambai, causando enormes prejuízos ao meio ambiente e ao ecossistema”.

Após a visita ao rio Amambai Vanderlei e Gean procuraram a Promotoria de Justiça e Meio Ambiente para denunciar a poluição e iniciar ações para combater o assoreamento. “Não podemos deixar continuar como está, porque estão matando o rio Amambaí”, apontam Vanderlei Chagas e Gean Volpato.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso