Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Rio Amambai agoniza em meio a poluição em Naviraí

9 Dez 2009 - 09h05Por Diário MS
Durante breve passeio de trabalho no rio Amambai, nas proximidades da ponte da BR-163, a 7 quilômetros de Naviraí, a reportagem registrou uma tragédia irreparável ao meio ambiente: a destruição do rio Amambai pela ação direta e irresponsável do homem.

A vistoria foi liderada pelos vereadores, Vanderlei Chagas (PR) e Gean Carlos Volpato (PMDB). O primeiro grave problema verificado “in loco” foi o assustador assoreamento, com dejetos industriais sendo jogados ao leito do rio sem nenhuma preocupação. Um limo vem impregnando as encostas, matando a vegetação, criando uma crosta escura, diminuindo o oxigênio da água, culminando com a fermentação dos resíduos industriais no fundo do rio.

A poluição está ocorrendo tanto por ação das indústrias como pela ação direta da população que está jogando lixo em local inadequado, e que vem chegando até o leito do rio. A sujeira geral é assustadora e vergonhosa. Alguns industriais e membros da sociedade apresentam a inaceitável justificativa de que este seria o preço que todos pagam pelo desenvolvimento industrial e urbano de Naviraí.

Os fatos verificados pela reportagem foram registrados em fotos e filmagens que servirão de base para uma ação dos vereadores na Câmara Municipal. “Com este material em mãos, vamos convocar a sociedade para discutir e encontrar solução para os problemas que identificamos”, anunciam Vanderlei e Gean.

Os vereadores antecipam que vão entrar com requerimento visando a realização de um trabalho de limpeza do leito do rio, com retirada de todo o lixo, garrafas e materiais que estão flutuando às margens do rio Amambai. “Outro trabalho imprescindível será a realização de uma visita visitar a todas as indústrias que estão poluindo o rio, principalmente a Usinavi, que continua despejando líquidos danosos no Amambai, causando enormes prejuízos ao meio ambiente e ao ecossistema”.

Após a visita ao rio Amambai Vanderlei e Gean procuraram a Promotoria de Justiça e Meio Ambiente para denunciar a poluição e iniciar ações para combater o assoreamento. “Não podemos deixar continuar como está, porque estão matando o rio Amambaí”, apontam Vanderlei Chagas e Gean Volpato.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril