Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Reunião discute fomento ao crédito para a agricultura familiar em MS

27 Jan 2010 - 07h48Por Assessoria

O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Francisco Hercílio da Costa Matos está reunido em Campo Grande nesta terça-feira (26) com representantes do governo do Estado, movimentos sociais, Banco do Brasil e demais entidades ligadas ao setor agropecuário para apresentar informações sobre o Programa e fomentar a contratação no Estado, da linha de crédito oferecida pelo Mais Alimentos.

Criado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o país, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia projetos de até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão, o Estado apresenta um número pequeno de contratações de crédito por meio do Mais Alimentos, se comparado a outros lugares. “Trata-se de um programa que oferece inúmeras vantagens ao agricultor familiar e por isso estamos lutando junto aos nossos parceiros para fazer com que ele funcione de maneira efetiva em Mato Grosso do Sul”, argumenta.

Na avaliação do coordenador nacional do Programa, Hercílio da Costa Matos, o grande problema verificado nos Estados com número baixo de contratos é a falta de informação. “Isso acarreta em uma desmobilização e é por esse motivo que estamos aqui hoje. Cabe ao MDA a articulação junto aos parceiros nos Estados para mudar esta situação”, destaca Hercílio.

Após a reunião com dirigentes e representantes das instituições ligadas à agricultura familiar, o coordenador do Mais Alimentos visitará nesta quarta-feira (27) propriedades familiares localizadas no município de Sidrolândia que já foram beneficiadas com equipamentos adquiridos através do Programa.

“Queremos superar as dificuldades encontradas na questão de crédito em Mato Grosso do Sul e temos a meta de chegar a pelo menos 600 contratações do Mais Alimentos na próxima safra”, conclui a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho