Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de julho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Reunião define hoje as sócias de Belo Monte

17 Jun 2010 - 13h12Por Agência Estado

Uma reunião marcada para hoje às 14h30 em Brasília pode definir os principais autoprodutores da empresa que terá a concessão da Hidrelétrica de Belo Monte pelos próximos 35 anos. Autoprodutores são grandes consumidores de energia elétrica que, pelas regras da concessão, ficarão com 10% da usina.

Até agora, a única empresa confirmada nessa categoria é a Gaia Energia, empresa do grupo Bertin, que já é sócio de Belo Monte. Segundo fontes que participam do processo, as empresas mais perto de um acordo para integrar o grupo são a Sinobras - Siderúrgica Norte Brasil, do Pará, Gerdau, Braskem e CSN.

Outras empresas, como Arcelor Mittal, também teriam manifestado interesse em ser sócias da hidrelétrica. O objetivo é ficar com uma parte da energia gerada pela usina a preços abaixo do mercado. A fatia disponível para os autoprodutores é de cerca de 400 MW (megawatts) médios.

À reportagem, autoprodutores interessados em participar do projeto reclamaram da falta de informação do governo necessárias para decidir se vale a pena ou não entrar no negócio. "Nós não sabemos quem serão nossos sócios, quem vai construir a usina nem qual será o custo do empreendimento. Assim fica difícil decidir", afirmou o executivo de uma empresa interessada.

Além dos autoprodutores, os fundos de pensão já teriam acertado seu ingresso na empresa que vai explorar Belo Monte. Pelo último esboço, a Petros (dos funcionários da Petrobras) terá participação de 10% e a Funcef (Caixa), de 5% a 7,5%. A Previ (Banco do Brasil) também terá uma participação - ainda não definida - por meio do fundo 521 Participações, hoje sócio da CPFL e Neoenergia. O FI-FGTS fundo de investimento terá outros 5%. Juntos, os fundos ligados ao governo terão 30% de Belo Monte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Nova gasolina a partir de agosto; combustível será mais caro, mas deixará veículos mais econômicos
SOS EDUCAÇÃO
Sem computador e sem dinheiro, alunos de baixa renda desistem do Enem
ENTREVISTA NO SBT
Roberto Cabrini traz entrevista exclusiva com Frederick Wassef nesta segunda
100 AULAS
Ensino Público vive "apagão" na pandemia com alunos sem acesso às aulas on-line
BRASIL - 64.909 MORTES
País soma 1.604.683 casos confirmados de Covid-19 e 64.909 mortes pela doença.
VACINA CONTRA COVID-19
Dose da vacina contra a Covid-19 poderá custar R$ 22
APLICATIVO - TECNOLOGIA
Como a Binomo Funciona no Modo App Em 130 Países, Inclusive para Residentes Brasileiros
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro
TERMPESTADE
Região sul deve ser atingida por outro fenômeno menos devastador que o Ciclone Bomba
LIVE
Mulher de Fábio Porchat aparece pelada em live com Guilherme Boulos