Menu
BANNER IMPRESSORAS
quarta, 17 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Resultado do PIB mostra que economia se recuperou da crise financeira

3 Set 2010 - 15h10Por Agência Brasil

A economia brasileira já se recuperou da crise financeira e isso se reflete no crescimento expressivo de 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo avaliação do professor Ricardo Ismael, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Ao comentar o crescimento do PIB, divulgado hoje (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o professor disse que a alta do PIB demonstra o aquecimento da economia, mas também lembra que a base de comparação (primeiro semestre de 2009) estava retraída.

"O crescimento é muito expressivo e reflete a tendência verificada no primeiro trimestre [9%], que já mostrava uma forte recuperação do Brasil em relação a 2009. Agora, é verdade que, no ano passado o país teve uma queda no PIB e as taxas eram menores por causa da crise econômica mundial", afirmou.

Embora os investimentos no país (formação bruta de capital fixo), que cresceram 26,2% no semestre tenham puxado a alta do PIB, pela ótica da demanda, o professor Ricardo Ismael também lembra da importância da participação do consumo das famílias (8%).

"Essa retração do comércio internacional ainda afeta as exportações", avaliou, ainda em relação aos efeitos da crise no mercado . "Mas o consumo das famílias, no primeiro semestre estava muito forte, observamos isso antes da Copa do Mundo, com a compra de eletroeletrônicos".

Para o professor da PUC, o Brasil saiu da crise e, nesse ritmo, deve registrar um crescimento em 2010, de cerca de 7%. "Espera-se que, nos dois últimos trimestres, o crescimento seja um pouco menor do que nos dois primeiros. Com isso, na média, o PIB deve ser de 7%", disse o professor Ricardo Ismael.

Leia Também

TRÁGICO ACIDENTE DE TRABALHO
Trabalhadores morrem soterrados após desmoronamento de terra em obra
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito
HOMOFOBIA
Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia
VANDALISMO
Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'
FEIRA DO ARTESANATO
Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza
MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil