Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 7 de maio de 2021
Busca
Brasil

Resolução autoriza abate de javali como controle ambiental

28 Out 2010 - 15h21Por Dourados News
Resolução conjunta, entre a Secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, estabelece medidas emergenciais de controle ambiental de javali-europeu, como por exemplo, o abate dos animais considerados nocivos à agricultura ou à saúde pública mediante licença.

Segundo a resolução, a medida leva em conta a manifestação dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul quanto aos prejuízos significativos que estariam ocorrendo em 26 municípios (veja mapa), causados por constantes invasões dos animais, repercutindo negativamente nas questões ambiental, econômica e no agronegócio de MS.

Conforme a Resolução, a ocorrência de espécimes de javali-europeu deverá ser prontamente comunicada ao Imasul, à Polícia Militar Ambiental ou à Seprotur, conforme modelo constante no anexo II da Resolução, acompanhado de cópia do documento de identidade do comunicante.

A instituição que receber o comunicado fará o encaminhamento para um grupo de intervenção ambiental e sanitária, para que se proceda a analise e o mapeamento das informações, articulando as providências de apoio e orientação quanto aos procedimentos a serem adotados com vistas ao controle ambiental especial.

Quando houver sacrifício, a área de enterro deverá atender, dentre outras exigências que venham a ser definidas pelo grupo de intervenção ambiental e sanitária, a não intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), em área úmida ou de lençol freático raso ou, ainda, em locais de trânsito ou de fácil acesso público. As valas para o enterro deverão possuir profundidade e assepsia adequadas ao número de animais abatidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo