A Agência Internacional de Energia (AIE), que controla a produção de petróleo no mundo, informou hoje que os dados referentes à Líbia são “conflitantes” e “incompletos”. No entanto, a agência garantiu que há reservas para o abastecimento de petróleo até o fim de abril, conforme dados de refinarias europeias.
A avaliação da AIE foi divulgada hoje (2), depois de 15 dias de confrontos em território líbio entre manifestantes contrários e favoráveis ao governo, inclusive atingindo áreas petrolíferas. Uma delas, Brega foi alvo hoje de embates entre forças de segurança ligadas ao presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, e oposicionistas. As informações são da própria agência.
De acordo com a AIE, os mercados de petróleo bruto na Europa não estão ainda em fase de contenção, embora com a demanda bruta “relativamente baixa”. Em comunicado, informou ainda que se mantém em contato permanente e direto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na tentativa de evitar futuras dificuldades.
No entanto, a agência ressaltou que acompanha “atentamente os progressos com relação à produção” na Líbia e as atividades de exportação. Em entrevista concedida hoje, Kadhafi afirmou que a produção de petróleo no país está baixa em decorrência da ação do que chamou de gangues.
A produção de petróleo na Líbia, segundo dados de 2008, é de 1,72 milhões barris por dia. O país está entre os 20 maiores produtores mundiais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'

Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço

Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo

Empresário é executado com três tiros dentro de carro
