Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Reserva indígena de Dourados tem 26 casos de Aids

23 Fev 2010 - 10h59Por Dourados Agora
Último levantamento do programa DST/Aids esta semana, mostra que Dourados tem 26 casos confirmados de Aids nas aldeias. A doença atinge homens e mulheres adultos e idosos, além de gestantes. Para a coordenadora do programa, Berenice Souza, os principais desafios para conter a doença vem sendo a resistência ao uso de preservativos, por parte da comunidade, além das barreiras de comunicação causadas pelo idioma e tradição, que ainda resiste ao tratamento médico em algumas situações. Segundo ela, não há casos de óbitos entre pacientes com a doença.
De acordo com o médico coordenador técnico de  equipes multidisciplinares da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Zelik Trajber, a proximidade das aldeias com a cidade, a exemplo dos trabalhadores em usinas, além da promiscuidade e drogas, vem sendo fatores facilitadores da doença. A demora por auxílio médico é entrave. “Em alguns casos, a paciente só descobre a Aids porque teve que passar pelo pré-natal, em que são feitos vários exames”, disse, observando que na maioria dos casos, os pacientes têm vida itinerante. A situação, segundo ele, é tranquila nas aldeias. “Temos poucos casos; alguns esporádicos que acabaram contraindo a doença devido ao modo de vida fora das aldeias”.
Para Zelik, assim como nas comunidades não-indígenas,  a falta de conscientização estimula o surgimento da doença nas aldeias. Apesar disso, segundo ele, a resistência ao tratamento médico vem diminuindo. Há pouco tempo, segundo o médico, o costume de se levar o paciente apenas para os caciques rezadores era predominante. “Antes, era uma luta convencer o paciente a tomar uma vacina para prevenção ou tratamento de doenças. Hoje há maior facilidade nestes trabalhos”, disse.



CAMPANHA




Em parceria com a Funasa, o programa DST/Aids realiza a partir de março a campanha “Fique Sabendo”, com palestras, coletas de sangue e conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis na aldeia Bororó.
De acordo com a coordenadora Berenice, a ação tem o objetivo de tirar as dúvidas dos indígenas com relação às doenças, promovendo um trabalho de conscientização e orientando sobre os meios de prevenção.
Ela destaca a importância dessa parceria com o município, lembrando que muitos indígenas adquirem as doenças por falta de informação. “Serão feitas testagens, coleta de sangue, diagnósticos e tratamento”, frisa a profissional. Além das orientações através das palestras, serão distribuídos panfletos e preservativos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul