Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Resende deixa reunião com André cotado para secretaria

1 Dez 2006 - 16h32
Terminou há pouco a reunião da cúpula sul-mato-grossense do PPS e integrantes da equipe de transição governamental, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O encontro teve por objetivo discutir a “quota-parte” reservada aos Socialistas no futuro governo de André Puccinelli (PMDB), isto é, o total de cargos que o partido deve ocupar na futura administração. Ao comentarem o resultado da reunião – que contou com a participação do governador eleito André Puccinellli (PMDB) – integrantes do partido deram a entender que o PPS está cotado para ocupar a Secretaria de Saúde.

Segundo o deputado federal e presidente regional do PPS, Geraldo Resende, a intenção dos participantes – o vereador Athayde Nery e a presidente municipal Luiza Ribeiro – era a de discutir o espaço reservado ao partido no futuro governo. “O partido nunca discutiu a participação colocando cargos como imposição”, sublinhou, ressaltando que os ungidos pelo partido para participarem do governo serão indicados por meio de uma reunião, ainda sem data para acontecer. “O André reafirmou o compromisso de que o PPS irá governar com ele”, disse Resende.

Um dos indicados pelo PPS pode ser o próprio Geraldo Resende, que trocaria o mandato renovado de deputado federal pela Secretaria de Estado de Saúde. Questionado sobre a possibilidade, o parlamentar afirmou que “se eu for convocado, não posso negar”. Em seguida, fez ponderações sobre o setor de Saúde em Mato Grosso do Sul, com a probidade de quem já ocupou o cargo de titular nesta pasta no primeiro governo de Zeca do PT, aumentando ainda mais as especulações sobre o seu nome.

“A Saúde precisa ser retirada do caos, está em situação calamitosa. É necessário respeito à Emenda 29 [que determina os repasses para a Saúde nos Estados e municípios]”, afirmou Resende, que também considerou uma “excrescência” a Lei do Rateio, que abre precedente para a aplicação de recursos da saúde pública em outros setores da administração. “O último governo Zeca subtraiu R$ 300 milhões da saúde, por conta da Lei do Rateio”, criticou, ao ressaltar que o Supremo Tribunal Federal julga a inconstitucionalidade do dispositivo.

Quebra-cabeças – O futuro governador tem em suas mãos o desafio de acomodar todos os aliados no Executivo estadual – uma fila que inclui os antigos “parceiros” do PMDB, como PSDB, PFL e o próprio PPS, e os novos aliados, que incluem o PR (antigo PL), comandado pelo deputado estadual Londres Machado, e o PDT, presidido por João Leite Schimidt.

Até o momento, Puccinelli tem sido “econômico” na divulgação de nomes de seu governo: os cinco secretários que até agora foram confirmados são Osmar Jerônimo (Casa Civil), Nilene Badeca (Educação), Mário Sérgio Lorenzetto (Fazenda), Carlos Negreiros (Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia) e Edson Giroto (Obras). O deputado estadual eleito Carlos Marun (PMDB) é cotado para a secretaria de Habitação.

Além destes secretariáveis, nomes como Tânia Garib, Sérgio Yonamine e José Cezário dos Santos Filho, que também já fizeram parte do time de Puccinelli na prefeitura, têm vaga confirmada. Beatriz Dobashi, que foi cogitada na pasta de Saúde, foi depois “retirada” do cargo por Puccinelli, abrindo mais margens para especulações sobre a pasta.

Apesar de o governo estar parcialmente “loteado”, o futuro governador prometeu um governo onde secretarias e demais órgãos a serem divididos com aliados terão cargos reservados para a legenda que o assumir.
 
 
 
 
Campo Grande News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon