Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Representante de MS visita nova Ministra de pesca e aquicultura

11 Jan 2011 - 16h26Por Assessoria de Comunicação

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, participa nesta terça-feira de uma reunião, em Brasília, com a nova Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati.

O objetivo da reunião é o nivelamento das ações do MPA para o próximo período. Nela será feita uma análise da atual conjuntura política, assim como um relato das atividades de cada Superintendência em 2010 e a definição de agendas positivas para as ações do MPA para o próximo período.

Para Paulo Roberto, “uma das preocupações do MPA é a condução política e administrativa nesta fase que se inicia, por isto pretendemos definir os temas importantes e como os encaminharemos em 2011. Outra preocupação é a resolução das ações pendentes e que precisam de encaminhamento com o governo estadual, como a questão do crédito, da nota produtora e do detalhamento do Acordo de Cooperação que tratará do patrulhamento nos rios de fronteira, cuja lancha já foi doada à PMA, entre outros assuntos”, diz ele.

O público alvo do MPA em Mato Grosso do Sul passa de seis mil pessoas e seus familiares. Pelo Registro Geral da Pesca feito pela Superintendência, no estado tem 5.890 pescadores profissionais artesanais, sendo que 2.036 são mulheres. Já a aquicultura está em torno de 350 aquicultores, além de seus familiares.


Ações em 2010

Em Brasília, Paulo Roberto vai apresentar à nova ministra as várias ações desenvolvidas pelo MPA no MS.

Foram feitas reuniões e oficinas de gestão e de organização e sobre empreendimentos com os pescadores profissionais artesanais, aquicultores, órgãos governamentais e não governamentais que atuam na área; e, uma oficina para discutir a Assistência Técnica em Pesca e Aquicultura (ATEPA).

Está em fase de conclusão os levantamentos de campo do Censo da Pesca na BAP/MS e esperando aprovação, pelo MPA, um projeto territorial que fará um estudo sobre a cadeia das iscas vivas no Pantanal Sul em conjunto com a ONG Ecoa.

Outra ação importante foi a a implantação de dois cursos técnicos, em nível médio, um em Pesca e outro em Aquicultura, nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário.

Quanto aos empreendimentos, no ano passado, o MS foi contemplado, via Edital Telecentros.BR, com 7 Telecentros, com dez computadores cada, para que os pescadores possam aprender sobre informática e utilizar computadores e internet em locais próximos às suas casas.

Está em fase de licitação a implantação de um CIPAR (Centro Integrado da Pesca Profissional Artesanal) em Coxim; tem uma Cozinha Comunitária e uma Fábrica de Gelo instaladas em Miranda; e, o município de Dourados foi contemplado com um caminhão Feira do Peixe, além de outras ações.

Para 2011, a Superintendência trabalha para a realização de mais ações no Mato Grosso do Sul, como a incorporação de agricultores familiares nas atividades de piscicultura; a elevação da produção do pescado; a viabilização da colocação do pescado na merenda escolar; a instalação de unidades demonstrativas, em tanques rede, para cultivo de tambacu em Bataguassu e pintado em Anaurilândia; a instalação de novas fábricas de gelo (Coxim e Ladário); a revitalização e a aquisição de novos Kits Feira do Peixe; a realização de uma nova edição da Campanha “Mês do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental”; além das ações advindas de emendas individuais e coletivas da bancada federal como a ser feita em Dourados com a UFGD e a implantação de um CIPAR em Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos