Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Representante de MS visita nova Ministra de pesca e aquicultura

11 Jan 2011 - 16h26Por Assessoria de Comunicação

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, participa nesta terça-feira de uma reunião, em Brasília, com a nova Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati.

O objetivo da reunião é o nivelamento das ações do MPA para o próximo período. Nela será feita uma análise da atual conjuntura política, assim como um relato das atividades de cada Superintendência em 2010 e a definição de agendas positivas para as ações do MPA para o próximo período.

Para Paulo Roberto, “uma das preocupações do MPA é a condução política e administrativa nesta fase que se inicia, por isto pretendemos definir os temas importantes e como os encaminharemos em 2011. Outra preocupação é a resolução das ações pendentes e que precisam de encaminhamento com o governo estadual, como a questão do crédito, da nota produtora e do detalhamento do Acordo de Cooperação que tratará do patrulhamento nos rios de fronteira, cuja lancha já foi doada à PMA, entre outros assuntos”, diz ele.

O público alvo do MPA em Mato Grosso do Sul passa de seis mil pessoas e seus familiares. Pelo Registro Geral da Pesca feito pela Superintendência, no estado tem 5.890 pescadores profissionais artesanais, sendo que 2.036 são mulheres. Já a aquicultura está em torno de 350 aquicultores, além de seus familiares.


Ações em 2010

Em Brasília, Paulo Roberto vai apresentar à nova ministra as várias ações desenvolvidas pelo MPA no MS.

Foram feitas reuniões e oficinas de gestão e de organização e sobre empreendimentos com os pescadores profissionais artesanais, aquicultores, órgãos governamentais e não governamentais que atuam na área; e, uma oficina para discutir a Assistência Técnica em Pesca e Aquicultura (ATEPA).

Está em fase de conclusão os levantamentos de campo do Censo da Pesca na BAP/MS e esperando aprovação, pelo MPA, um projeto territorial que fará um estudo sobre a cadeia das iscas vivas no Pantanal Sul em conjunto com a ONG Ecoa.

Outra ação importante foi a a implantação de dois cursos técnicos, em nível médio, um em Pesca e outro em Aquicultura, nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário.

Quanto aos empreendimentos, no ano passado, o MS foi contemplado, via Edital Telecentros.BR, com 7 Telecentros, com dez computadores cada, para que os pescadores possam aprender sobre informática e utilizar computadores e internet em locais próximos às suas casas.

Está em fase de licitação a implantação de um CIPAR (Centro Integrado da Pesca Profissional Artesanal) em Coxim; tem uma Cozinha Comunitária e uma Fábrica de Gelo instaladas em Miranda; e, o município de Dourados foi contemplado com um caminhão Feira do Peixe, além de outras ações.

Para 2011, a Superintendência trabalha para a realização de mais ações no Mato Grosso do Sul, como a incorporação de agricultores familiares nas atividades de piscicultura; a elevação da produção do pescado; a viabilização da colocação do pescado na merenda escolar; a instalação de unidades demonstrativas, em tanques rede, para cultivo de tambacu em Bataguassu e pintado em Anaurilândia; a instalação de novas fábricas de gelo (Coxim e Ladário); a revitalização e a aquisição de novos Kits Feira do Peixe; a realização de uma nova edição da Campanha “Mês do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental”; além das ações advindas de emendas individuais e coletivas da bancada federal como a ser feita em Dourados com a UFGD e a implantação de um CIPAR em Corumbá.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos