Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Renda do brasileiro sobe 12% em ano de eleição

23 Ago 2006 - 07h45

Em anos eleitorais a renda mediana dos brasileiros costuma subir 12,1%, mas em compensação, nos anos seguintes ao pleito há uma queda média de 11,9%. Os números foram apresentados nesta terça-feira numa pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV).

Às vésperas da eleição, o brasileiro costuma ter ganho de renda, mas paga a fatura no ano seguinte. O economista Marcelo Neri diretor do CPS analisou os dados de renda da população brasileira desde 1982. O cálculo para os anos eleitorais não considerou, porém, o ano de1994, quando o IBGE não realizou suas Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad).

- Às vésperas da eleição, o brasileiro costuma ter ganho de renda, mas paga a fatura no ano seguinte - afirma Marcelo Neri.

Considerando só as eleições presidenciais de 1998 e 2002, houve ganho de renda de 3% no ano eleitoral e uma perda de 2% no ano seguinte. A pesquisa considerou a renda mediana, que é a linha que separa os 50% mais pobres dos 50% mais ricos da população brasileira.

O economista fez ainda uma pesquisa específica sobre os ganhos de renda do funcionalismo que mostra que os maiores ganhos são registrados pelos servidores municipais.

Num outro estudo divulgado também nesta terça-feira, Neri sustenta que o aumento do salário mínimo não combate a desigualdade e ainda ajuda a aumentar o desemprego e a informalidade.

 

TV Morena

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS