Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Remédio anticâncer testado só em rato é vendido na internet

30 Mar 2007 - 04h38
Pacientes estão comprando pela internet um medicamento experimental contra o câncer, segundo relatou a revista científica Nature. O remédio, chamado DCA, encolheu tumores em testes realizados em ratos, mas ainda serão necessários anos para iniciar os testes em humanos.

Segundo a Nature alguns pacientes em estado terminal estão tomando o remédio, pois não querem esperar pela conclusão da pesquisa. A revista sugere que cerca de 200 pessoas no mundo teriam comprado o medicamento pela internet.

Especialistas britânicos em tratamento de câncer alertaram os pacientes para o fato de que não há provas de que o DCA seja benéfico, e o medicamento pode até causar problemas.

Ratos

O DCA, ou dicloroacetato, é uma pequena molécula que bloqueia uma enzima na mitocôndria - que gera energia e também controla o ´suicídio´ das células.

Evangelos Michekalis, da Universidade de Alberta, no Canadá, investigou o medicamento e descobriu que células cancerosas desligavam o mecanismo de suicídio.

O médico realizou testes em ratos que mostraram que o DCA pode reiniciar o mecanismo que leva ao suicídio da célula e levar estas células à morte. Os tumores encolheram em cerca de 75% dentro de três semanas. Outro trabalho mostrou que o DCA pode matar células cancerosas humanas em laboratório, mas nenhum paciente recebeu o medicamento para tratar o câncer.

Reputação

Michelakis e outros médicos estão preocupados. Ele afirmou que o uso do medicamento por estes pacientes pode prejudicar os esforços para realizar um julgamento controlado de efeitos colaterais prejudiciais que possam ocorrer e pode dar ao remédio uma reputação ruim.

"Está destruindo os esforços para fazer isto da maneira certa. De qualquer forma que analisemos, é um desenvolvimento negativo", afirmou.

A Food and Drug Administration, órgão americano responsável pela aprovação e liberação do consumo de medicamentos e alimentos pelo público, está investigando a compra do DCA pela internet.

Especialistas afirmam que pacientes em estado terminal querem tentar o que estiver disponível, pois eles sentem que não têm mais nada a perder.

O professor John Troy, da organização de pesquisa britânica Cancer Research UK, disse que "aconselha com veemência" que os pacientes não comprem o DCA.

"O DCA não foi testado para esta finalidade. O DCA pode não ajudar e, de fato, pode até ser prejudicial quando dado a pacientes com câncer", disse.

"É compreensível que pessoas com câncer tentarão quase qualquer coisa para tratar da doença. Mas não há provas para dar apoio ao uso do DCA no tratamento do câncer. Pacientes devem continuar consultando seus especialistas para aconselhamento."

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo