Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
BARCELONA E MANCHESTER

Reis da Champions League duelam hoje na final de Wembley

Barcelona e Manchester United fazem hoje, às 14h45, a final que simboliza o melhor do futebol europeu

28 Mai 2011 - 06h44Por Folha

Barcelona e Manchester United fazem hoje, às 14h45, a final que simboliza o melhor do futebol europeu nos últimos 20 anos. Wembley, palco mítico do esporte, verá o duelo dos "reis da Champions League", a fase moderna da Copa dos Campeões.

Desde que a competição foi renovada, a partir da temporada 1992/1993, o clube catalão e o gigante inglês viraram exemplos de sucesso. Foram os que mais pontos somaram na nobre competição já nesse longo período.

O Manchester levantou a taça em 1999 e 2008, e o Barça ficou com o troféu em 2006 e 2009. Nessa última conquista, a decisão foi justamente com o rival de hoje.

Até 1991, o Barcelona não tinha nenhum título da Copa dos Campeões. Em 1992, ganhou o último troféu da disputa no velho formato. O Manchester United ostentava apenas a sua taça de 1968.

Essa era de ouro da dupla passa também pelo domínio caseiro, algo sem precedente para ambos --os dois venceram seus Nacionais nesta temporada com certa folga.

A Premier League, versão moderna do Inglês, nasceu junto com a Champions e viu crescer a hegemonia dos "Diabos Vermelhos". Foram 12 Nacionais, o que fez o time superar neste ano o rival Liverpool em taças (19 a 18).

O Barcelona, que conseguiu um tetra com Cruyff no comando no início dos anos 90, conquistou 11 vezes o Espanhol desde 1991. Mais do que ganhara antes (dez).

Se antes estavam à sombra dos inimigos Liverpool e Real Madrid, além de outros históricos multicampeões continentais, como Ajax, Bayern e Milan, os finalistas deste ano agora dividem a hegemonia.

"O Manchester United está de parabéns, assim como o Barcelona, pelo que tem feito. Chegou a três finais em quatro anos, está melhor que nós, que podemos ganhar o terceiro título em seis anos", afirmou Josep Guardiola, o treinador do Barça.

Antes, pelas regras da Uefa, clubes com cinco títulos alternados ou três consecutivos ficavam com troféus da Copa dos Campeões em definitivo. Apenas Ajax, Bayern, Liverpool, Milan e Real Madrid contam com algum troféu original em seus museus.
Porém a hora e a vez são de outros dois gigantes.

"Muitos concordam que os êxitos dos clubes têm sido enormes. Pode ser a melhor decisão em tempos. Não há motivação maior do que estar na final. Para mim, o Manchester United é o melhor do mundo", disse Alex Ferguson, técnico dos ingleses.

"Barcelona e Manchester United precisam confirmar em campo que podem fazer um grande espetáculo", falou Guardiola, muito elogioso à história do adversário.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar