Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Rede pública com mais chances nas faculdades estaduais e federais

3 Ago 2010 - 06h35Por Hoje MS
O segundo semestre é decisivo para alunos do 3º ano da rede pública e privada, pois é tempo de se dedicar o máximo para começar então a prestar os vestibulares; a intenção de muitos é conseguir boa classificação em pelo menos uma das melhores faculdades do Brasil. Mas para isso é necessário “suar” a camisa e queimar muitos neurônios.
 
Antigamente cerca de 80% das vagas de uma faculdade estadual e federal eram de alunos que estudaram durante toda vida em escolas particulares, o menos favorecido acabara por ter de inverter o investimento, ou seja, estudar numa escola pública até o 3º ano e cursar a faculdade numa instituição particular.
 
Mas segundo o professor de geografia, que atua na área há 22 anos, e hoje é diretor da escola pública Afonso Pena de Três Lagoas, essa realidade mudou, pois o Governo tem se preocupado com a educação e investido bastante. O professor disse que hoje, só não estuda quem não quer.

Se antes, aproximadamente 20% dos alunos de escolas públicas conseguiam passar num vestibular, hoje 45% deles tem a chance. Pois a cota disponibilizada nas federais e estaduais é de 30% para a classe, e de 10 a 15% dos alunos de escolas públicas conseguem passar por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Quase 50% dos alunos podem sair de escolas públicas direto para uma faculdade federal ou estadual, eles tem todas as chances em mãos”, disse.
 
INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO
 
Em Três Lagoas, a escola Fernando Correia oferece anualmente curso pré-vestibular a alunos da rede pública. Neste ano, 120 iniciaram o curso.
 
De acordo com a diretora adjunta, Maria de Fátima Anjoletto Macedo, os alunos revêem todo conteúdo necessário para prestar o vestibular.

Neste semestre, visto que os vestibulares já se aproximam, os alunos têm um tratamento diferenciado. Conforme Maria de Fátima, eles assistem muitas palestras de motivação e recebem dicas para não ficarem nervosos no dia da prova. Uma dica que também não falta é para que os alunos não deixem para estudar um mês antes da prova, pois dificilmente eles terão a chance de passar em um vestibular concorrido. “Hoje os futuros universitários se preparam durante um ano no mínimo, para depois fazer a prova”, afirmou a diretora referindo-se a orientação que transmite aos alunos.
 
O carinho também está presente no tratamento que os professores dispensam a eles, pois alguns se deixam levar pela insegurança e acabam com baixa-estima. “É fundamental trabalharmos o ego do aluno. Muitos deles possuem menos de 18 anos e nem sempre estão seguros de suas decisões, tão pouco da capacidade que possui”, finaliza.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis