Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Rede de educação ampliada requer 29 mil profissionais

9 Fev 2010 - 13h00Por Governo Federal

Recomposição do pessoal de saúde abriu 15 mil vagas desde 2003 e PF aumenta presença no País com mais 3,6 mil servidores

As novas universidades públicas, novos campi das federais e a ampliação da rede de escolas técnicas em 240 novas unidades demandaram a contratação de 29 mil profissionais de Educação, sendo 14 mil professores.

Com esse aumento da oferta de serviços públicos entre 2003 e 2010, a demanda por ensino também evoluiu.

O número de matrículas no ensino técnico, por exemplo, saltou de 81 mil em 2002 para 421 mil em 2009, segundo o Ministério da Educação.

Mas a ampliação não representa o total de contratados no período, já que havia vagas abertas por aposentadorias, falecimentos e outras razões. No total, a União contratou por concurso público 87 mil pessoas na Educação.

O mesmo se deu em outros setores prioritários. A reposição de pessoal em hospitais, núcleos regionais e institutos de saúde e da administração direta foi de 15 mil servidores – incluindo o aumento de 1.410 vagas.

Na área da Justiça, o aumento de 7,6 mil vagas no período se concentrou em investimentos em segurança pública: mais 3.631 servidores da Polícia Federal e 1.889 novos policiais rodoviários.

Outra prioridade foi ampliar a capilaridade da rede de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a contratação de peritos médicos.

Na Previdência Social, as quase 16 mil vagas oferecidas permitiram manter o número de servidores no patamar de 39,5 mil. Houve migração de servidores da carreira de auditor fiscal da Previdência para a Fazenda, por ocasião da criação da Receita Federal do Brasil.

Expansão – No total, a expansão da oferta de serviços públicos desde 2003 demandou a abertura de 190 mil vagas, com um aumento de 57.102 novos profissionais, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O quadro de pessoal do Ministério da Fazenda cresceu 24,5%, principalmente por conta da Receita Federal, que se aparelha para melhorar a arrecadação e combater a sonegação. No MPOG houve aumento de cerca de quatro mil novos servidores, com destaque para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e carreiras com exercício descentralizado, como por exemplo, a carreira de infraestrutura, a serviço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na Presidência da República, o destaque foi para a Controladoria-Geral da União, cuja força de trabalho é responsável pelas ações de transparência e combate à corrupção.

O quadro efetivo da administração cresceu também em órgãos como Advocacia-Geral da União e na estruturação das Agências Reguladoras. “

Queremos fortalecer a atividade dos órgãos existentes e criar novas estruturas em setores que são fundamentais para o desenvolvimento do País e nos padrões esperados pela sociedade”, avalia o secretário de Gestão do MPOG, Marcelo Viana.

Pessoal - A administração pública federal conta hoje com 542.843 servidores civis ativos (dado de maio de 2009), em comparação a 485.741, em janeiro de 2003. Na prática, isso representa 57 mil servidores a mais, atuando em áreas estratégicas como Educação e Segurança Pública.

No caso das aposentadorias, aproximadamente 40% dos servidores civis ativos do Poder Executivo já ingressaram na faixa de 50 anos ou mais de idade. O fato reforça a necessidade de concursos.

Em alguns órgãos e entidades do governo federal o processo de envelhecimento é ainda mais crítico.

O Banco Central é citado como exemplo nesse processo, por ter em seus quadros expressivo número de servidores que ingressaram no serviço público na década de 70.

Segundo o secretário Marcelo Viana, o objetivo é recrutar pessoal qualificado e resolver outras questões emergenciais, como recomposição constante do quadro e substituir trabalhadores terceirizados em situação irregular.

Leia Também

OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9