Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Recusa de Artuzi em responder requerimentos gera denúncia no MPE

26 Mai 2010 - 14h38Por Dourados Informa
O vereador Dirceu Longhi (PT) denunciou a Prefeitura de Dourados na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, na tarde da última segunda-feira, pedindo a instauração de inquérito para investigar a recusa do prefeito Ari Artuzi (PDT) em responder aos requerimentos que foram aprovados pela Câmara Municipal cobrando explicações sobre gastos com o dinheiro público. “Diante da negativa em responder os questionamentos apresentados por meio de diversos requerimentos, na forma da Lei Orgânica Municipal, procurei o Ministério Público para que faça valer não apenas o meu direito, mas, sobretudo, a minha obrigação de fiscalizar o erário”, explica Longhi.

Na denúncia entregue ao promotor de Justiça Paulo Cesar Zeni, o vereador Dirceu Longhi relata que apresentou no plenário da Câmara Municipal inúmeros requerimentos cobrando informações do prefeito Ari Artuzi sobre a execução de obras e serviços que são bancadas com recursos públicos. “Ocorre que o prefeito, em flagrante descumprimento de preceito legal, vem repetidamente deixando de responder os requerimentos”, reclama Longhi. “Ora, se o Art. 66 da Lei Orgânica Municipal define claramente que compete privativamente ao prefeito prestar informações solicitadas pelo Poder Legislativo, o não cumprimento dessa obrigação é motivo de representação no Ministério Público Estadual”, argumenta.

Dirceu Longhi lembra ainda que o Art. 18, parágrafo 3o, da Lei Orgânica, estabelece prazo para respostas, mas nenhum desses prazos está sendo respeitado. “Só estou cumprindo o papel para o qual fui eleito, mesmo porque o mesmo Art. 18 da LOM deixa claro que a Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá encaminhar pedidos escritos de informações aos secretários municipais, importando em infração político-administrativo, nos termos da lei, a recusa ou não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas”, salienta.

Na denúncia apresentada na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Dourados, o vereador Dirceu Longhi anexou todos os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, bem como cópias dos protocolos de recebimento pela Secretaria Municipal de Governo e demais Secretarias que deveriam prestar informações. “Um desses requerimentos cobra, por exemplo, informações sobre o contrato firmado pela prefeitura com empreiteiras para serviços de manutenção das vias públicas e tapa-buracos, já que entendemos que esses serviços são de péssima qualidade e temos informações que os preços praticados estão muito acima dos valores de mercado”, denuncia o vereador.

No requerimento, Dirceu Longhi solicita que a Prefeitura de Dourados encaminhe à Câmara Municipal as cópias dos contratos firmados com as empresas que estão executando esses serviços, bem como cópias dos contratos que foram firmados no ano passado e os termos aditivos. “Também estou cobrando que a prefeitura envie cópias dos Alvarás de funcionamento dessas empresas, cópias da relação de empenho e pagamentos efetuados a estas empresas em 2009 e 2010”, explica.

Todos os requerimentos foram aprovados em plenário e encaminhado ao Executivo de forma regimental. “Se negar a responder os questionamentos da Câmara Municipal é sonegar informação ao contribuinte e violar gravemente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no quisito transparência com os gastos públicos”, desabafa o vereador. “Tenho certeza que a partir da denúncia que protocolamos na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, as respostas começarão a chegar e poderemos, enfim, entender quanto a Prefeitura de Dourados está gastando com esses serviços, já que as tais operações tapa-buracos estão sendo realizadas desde o ano passado e até hoje o município não conseguiu deixar as ruas da cidade em condições de trafegabilidade”, finaliza Dirceu Longhi.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS