Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Recusa de Artuzi em responder requerimentos gera denúncia no MPE

26 Mai 2010 - 14h38Por Dourados Informa
O vereador Dirceu Longhi (PT) denunciou a Prefeitura de Dourados na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, na tarde da última segunda-feira, pedindo a instauração de inquérito para investigar a recusa do prefeito Ari Artuzi (PDT) em responder aos requerimentos que foram aprovados pela Câmara Municipal cobrando explicações sobre gastos com o dinheiro público. “Diante da negativa em responder os questionamentos apresentados por meio de diversos requerimentos, na forma da Lei Orgânica Municipal, procurei o Ministério Público para que faça valer não apenas o meu direito, mas, sobretudo, a minha obrigação de fiscalizar o erário”, explica Longhi.

Na denúncia entregue ao promotor de Justiça Paulo Cesar Zeni, o vereador Dirceu Longhi relata que apresentou no plenário da Câmara Municipal inúmeros requerimentos cobrando informações do prefeito Ari Artuzi sobre a execução de obras e serviços que são bancadas com recursos públicos. “Ocorre que o prefeito, em flagrante descumprimento de preceito legal, vem repetidamente deixando de responder os requerimentos”, reclama Longhi. “Ora, se o Art. 66 da Lei Orgânica Municipal define claramente que compete privativamente ao prefeito prestar informações solicitadas pelo Poder Legislativo, o não cumprimento dessa obrigação é motivo de representação no Ministério Público Estadual”, argumenta.

Dirceu Longhi lembra ainda que o Art. 18, parágrafo 3o, da Lei Orgânica, estabelece prazo para respostas, mas nenhum desses prazos está sendo respeitado. “Só estou cumprindo o papel para o qual fui eleito, mesmo porque o mesmo Art. 18 da LOM deixa claro que a Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá encaminhar pedidos escritos de informações aos secretários municipais, importando em infração político-administrativo, nos termos da lei, a recusa ou não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas”, salienta.

Na denúncia apresentada na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Dourados, o vereador Dirceu Longhi anexou todos os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, bem como cópias dos protocolos de recebimento pela Secretaria Municipal de Governo e demais Secretarias que deveriam prestar informações. “Um desses requerimentos cobra, por exemplo, informações sobre o contrato firmado pela prefeitura com empreiteiras para serviços de manutenção das vias públicas e tapa-buracos, já que entendemos que esses serviços são de péssima qualidade e temos informações que os preços praticados estão muito acima dos valores de mercado”, denuncia o vereador.

No requerimento, Dirceu Longhi solicita que a Prefeitura de Dourados encaminhe à Câmara Municipal as cópias dos contratos firmados com as empresas que estão executando esses serviços, bem como cópias dos contratos que foram firmados no ano passado e os termos aditivos. “Também estou cobrando que a prefeitura envie cópias dos Alvarás de funcionamento dessas empresas, cópias da relação de empenho e pagamentos efetuados a estas empresas em 2009 e 2010”, explica.

Todos os requerimentos foram aprovados em plenário e encaminhado ao Executivo de forma regimental. “Se negar a responder os questionamentos da Câmara Municipal é sonegar informação ao contribuinte e violar gravemente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no quisito transparência com os gastos públicos”, desabafa o vereador. “Tenho certeza que a partir da denúncia que protocolamos na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, as respostas começarão a chegar e poderemos, enfim, entender quanto a Prefeitura de Dourados está gastando com esses serviços, já que as tais operações tapa-buracos estão sendo realizadas desde o ano passado e até hoje o município não conseguiu deixar as ruas da cidade em condições de trafegabilidade”, finaliza Dirceu Longhi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI